quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

SUBSÍDIO PARA LAR PROVOCA POLÉMICA

A câmara de Penamacor aprovou, por unanimidade, o aumento do montante a transferir para o lar D. Bárbara Tavares da Silva para assegurar a manutenção do SAP no centro de Saúde da meia noite às 8h da manhã.

O protocolo, assinado em Fevereiro de 2004, previa a transferência anual de 220 mil euros, um montante que foi agora actualizado para 246 mil como explica o vice presidente da autarquia António Cabanas “o montante mensal já era insuficiente para o funcionamento do SAP e isto tem também a ver com o facto do protocolo ter sido celebrado em Fevereiro e prever apenas o pagamento de 11 meses”. Uma explicação que indignou Vítor Gabriel, “se assim é tem sido o lar que está a suportar as despesas do SAP com as reformas dos nossos idosos, é uma situação inaceitável”. Segundo o vereador da oposição este é mais um passo errado num processo que tem sido mal gerido “nós não estamos contra o funcionamento do SAP, mas sim contra os pagamentos principescos que são feitos aos médicos e enfermeiros e contra a forma como a autarquia tem gerido este processo”. Vítor Gabriel recorda “a indemnização de 40 mil euros, que vai ter que ser paga ao enfermeiro Francisco Sanches, decretada pelo tribunal”.
Na resposta o vice presidente da câmara de Penamacor garantiu que “a câmara fará questão de assumir esse montante, uma vez que as despesas do SAP não dizem respeito ao lar mas sim à autarquia que assumiu esse serviço”, segundo o autarca “a câmara não faz mais que a sua obrigação se ressarcir o lar para não onerar as tais reformas que o senhor Vítor Gabriel tanto preza.”
A coligação “todos por Penamacor” tem uma opinião diferente. Segundo o vereador Jorge Antunes “quem cessou o contrato com o enfermeiro em causa foi a direcção do lar e não a câmara municipal”. Para Vítor Gabriel, além de ilegal essa transferência viria confirmar a "politização" feita do lar D. Bárbara Tavares da Silva presidido por Domingos Torrão que durante a discussão deste ponto se ausentou da reunião.
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: