sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Projecto deu entrada na câmara municipal

EDP investe na energia eólica em Penamacor

A freguesia de Salvador deverá receber o primeiro parque eólico da zona sul do concelho.
A EDP entregou na passada semana um projecto para a construção de uma subestação do grupo na freguesia de Benquerença e a instalação de torres de produção de energia eólica.
O anúncio foi feito na reunião da assembleia municipal pelo presidente da Câmara Municipal de Penamacor. De acordo com Domingos Torrão, a empresa pretende instalar uma subestação na freguesia de Benquerença junto à actual, que serve as torres já instaladas. Esta está ligada à subestação que a REN- Rede Eléctrica Nacional tem na vila do Ferro, no concelho da Covilhã.
O projecto inclui ainda a construção de dois parques, um a norte, na Serra d´Opa, e outro a sul, na Serra do Ramiro, na freguesia do Salvador.
De acordo com Domingos Torrão, a EDP pretende instalar mais de 40 megawats, o que a ser concretizado põe o concelho a produzir cerca de 120 megawats, tendo em conta a potência já instalada.
O autarca considera que os parques eólicos já instalados representam “das melhores apostas que o concelho podia ter feito e estamos neste momento a trabalhar na central hidroeléctrica”, esta última no canal de transvaze entre as barragens do Sabugal e da Meimoa.
Actualmente a autarquia recebe graças à energia eólica o equivalente a 5 por cento do valor facturado à REN pela venda de energia. Dinheiro que paga, por exemplo, o prolongamento do horário de funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Penamacor, da meia-noite às 8 horas.
Para Domingos Torrão este serviço tem sido um factor de fixação da população, mas não só. “Muitos emigrantes têm vindo a regressar e esse é um dos factores que eles têm em conta”.
Salvador quer benefícios
As negociações para a construção de um parque eólico na freguesia de Salvador decorriam há vários anos. No Verão de 2005 o presidente da junta de freguesia confirmava ao Reconquista o interesse de uma empresa espanhola no investimento, ao ponto de estar a fazer testes na serra do Ramiro.
Quatro anos depois, Joaquim Justino mostra-se satisfeito pelos novos desenvolvimentos, embora seja da opinião que o investimento da EDP vai beneficiar mais o concelho que a freguesia, ao contrário daquilo que esperava.
“Com a empresa espanhola tínhamos acordado benefícios para a freguesia” , diz o autarca, que agora só espera que o investimento avance.
Os terrenos em que deverão ser implantadas as 12 torres de que fala o autarca são privados.
O Reconquista contactou a EDP no sentido de obter mais alguns esclarecimentos sobre o projecto mas não obteve resposta a tempo do fecho desta edição.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: