sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Instituto Nacional de Estatística confirma diminuição de população

Cada vez menos e mais envelhecidos

Vila Velha de Ródão perde mais população, Penamacor tem menos crianças a nascer e em Proença-a-Nova há mais casamentos entre portugueses e estrangeiros. Assim vão as estatísticas pelo distrito.

Vila Velha de Ródão e Penamacor estão entre os três concelhos a nível nacional com taxas mais elevadas de frequência do pré-escolar. O trio fica completo com o Porto. Esta é uma das conclusões dos Anuários Estatísticos Regionais referentes a 2008, que o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu a conhecer no final de Novembro.
Porém os bons resultados de cobertura no pré-escolar nestes dois concelhos do distrito não escondem outra realidade. Penamacor é o concelho onde nascem menos crianças, com cerca de três nascimentos por cada mil habitantes. Um valor praticamente semelhante ao que é verificado em Oleiros e Vila Velha de Ródão.
Estes três concelhos têm o maior índice de envelhecimento do país, com Penamacor à cabeça. O índice de envelhecimento é calculado através da relação existente entre o número de idosos e o de jovens, por cada 100 indivíduos.
Vila Velha de Ródão é em Portugal o concelho onde existe a maior diferença entre o número de mortes e de nascimentos, a chamada taxa de crescimento natural.
Os indicadores demonstram uma acentuada perda de população nos concelhos do distrito de Castelo Branco, com Vila Velha de Ródão à cabeça, com um crescimento negativo de 2,72 por cento. Na prática, por cada mil habitantes deste concelho há quase 31 mortes e apenas três nascimentos.
Depois de Pampilhosa da Serra, Alcoutim e Gavião surge Vila de Rei, com um crescimento negativo de 2,29 por cento. E logo a seguir Penamacor, com menos 2,24 por cento. De resto todos os concelhos do distrito de Castelo Branco apresentam taxas de crescimento natural negativo, com os valores menos acentuados na Covilhã e Castelo Branco, respectivamente menos 0,38 e menos 0,49 por cento.

Oleiros casa mais pela Igreja

Em Penamacor podem nascer poucas crianças, mas o concelho raiano destaca-se por ser um dos que regista o maior número de nascimentos fora do casamento, com 50 por cento dos casos, ou seja, metade de todos os nascimentos.
Proença-a-Nova é o concelho do distrito de Castelo Branco com a maior proporção de casamentos entre portugueses e estrangeiros, com 20,8 por cento. Idanha-a-Nova e Oleiros andam pelos 16,7 por cento, enquanto em Penamacor e Vila Velha de Ródão não houve enlaces entre portugueses e estrangeiros.
No que toca a casamentos católicos, o concelho de Oleiros é um dos que tem a maior percentagem a nível nacional, com 83 por cento. À frente só Vouzela, com mais um ponto percentual.
Na educação verifica-se que o concelho de Vila de Rei apresenta a menor taxa de retenção e desistência do ensino básico de todo o país, com apenas 2 por cento de casos.
Idanha-a-Nova é um dos concelhos do interior com maior capacidade de alojamento hoteleiro por cada mil habitantes, só ultrapassado por alguns concelhos do Algarve. Mas no distrito de Castelo Branco a proporção de hóspedes estrangeiros é ainda baixa.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: