quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PENAMACOR: IMI APROVADO

Estão ratificadas as taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis para 2010 no concelho de Penamacor. A proposta, que já havia sido aprovada pelo executivo, foi ratificada na última reunião da assembleia municipal.
Uma proposta que contempla uma taxa de 0,5 por cento para os imóveis avaliados e de 0,3 para os que fazem parte do CIMI. Há ainda uma minoração de 30 por cento para todos os edifícios que se situam na zona histórica.
O documento foi votado por maioria, com 3 votos contra e 2 abstenções, e mereceu críticas por parte da bancada da oposição. António Bento, líder da bancada da coligação "todos por Penamacor" refere que "estes valores vão permitir à autarquia duplicar a sua receita em relação à antiga contribuição autárquica, mas isso não se verifica só em Penamacor. Os municípios estão a ser verdadeiras sanguessugas".
Porfírio Saraiva saiu em defesa dos documentos apresentados pelo executivo. O líder da bancada do PS garante que "os valores aprovados não vão prejudicar os municípes residentes naquele concelho uma vez que há poucos imóveis avaliados e temos aqui um factor que nos parece importante que é a minoração para a zona histórica".
Também o presidente da câmara municipal de Penamacor rejeita as críticas. Domingos Torrão garante que "ao longo dos anos temos vindo a adequar o valor das taxas e este ano não é excepção". Para além disso, o autarca garante que " o município não duplicou, de forma nenhuma, a receita em relação à antiga contribuição autárquica".
Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: