segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FUTEBOL - DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Não se registaram surpresas na 12ª jornada do campeonato distrital de Castelo Branco. As equipas mais poderosas vencerem os seus jogos e, por isso, não houve mexidas na tabela classificativa.

O líder do campeonato tinha uma deslocação que podia criar-lhe problemas, mas os comandados de Xana não deixaram que o Vilarregense, em alguma ocasião, lhe conseguisse fazer frente. A formação de Pedrógão de S. Pedro ganhou vantagem à passagem do minuto 32, por intermédio de Caronho, resultado que se iria manter até ao intervalo. Na segunda parte, aos 5 minutos foi assinalada uma grande penalidade a castigar uma falta dos homens da casa e Caronho, chamado a converter o castigo máximo não perdoou, elevando a marca para 2-0. A superioridade da equipa do concelho de Penamacor foi confirmada com mais dois golos, ambos apontados por David, aos 57 e 80 minutos.

Mais difícil era, indiscutivelmente, a tarefa da Atalaia. Jogou em Oleiros, perante uma equipa que costuma fazer bons jogos e bons resultados quando joga no seu reduto. Desta feita não fugiu à regra, a equipa de José Ramalho lutou muito, manteve o jogo equilibrado, durante a primeira parte, mas no segundo período os comandados de Joca ganharam algum ascendente e tiraram beneficio dessa sua ligeira superioridade. Aos 66 minutos conseguiu, por intermédio de Ucha, marcar o único golo da partida e com ele conquistar três pontos onde outros adversários, com as mesmas ambições, não vão passar com facilidade.

No Municipal do Fundão a equipa de João Laia não encarou a partida, com a frágil equipa da Lardosa, convicta de toda a sua superioridade, praticou um futebol irregular e teve alguma dificuldade em se impor perante o adversário. Se considerarmos que os fundanenses até chegaram ao primeiro golo ainda no decorrer do primeiro quarto de hora, mais se questiona porque passou a equipa por alguma tremedeira que não se justificaria. Aos 14 minutos Petrolina marcou o primeiro dos fundanenses, com alguma surpresa a equipa da Lardosa chegou à igualdade, por Miguel, aos 35’, que soube aproveitar uma desatenção ( ou seria brincadeira ? ) da defensiva da Desportiva. A vantagem no marcador só se verificou na segunda parte, com um auto-golo de Carlos, depois, bom, depois lá veio ao de cima a superioridade que todos reconhecem à equipa do Fundão, coroada com a obtenção de mais dois golos, o 3-1, por João Mateus e o 4-1, por Sérgio Vieira, numa vitória que acabou por se tornar fácil.

No Campo das Torgas, em Unhais da Serra, a equipa do Águias do Moradal teve que se haver com a estrutura defensiva da equipa da casa, sentido dificuldade para alvejar a baliza serrana. Foi só na segunda parte que os comandados de António Belo conseguiram superiorizarem-se ao Unhais, em termos de resultado, com um golo apontado, aos 60 minutos, por Esteves. O segundo golo, que apenas veio confirmar o triunfo, aconteceu já em período de descontos, através de uma grande penalidade que Vieira converteu de forma superior, quando na baliza já se encontrava o guarda-redes suplente do Unhais, devido a lesão do guardião João, que, no lance que originou a grande penalidade terá caído desamparado tendo sido evacuado para o Centro Hospitalar da Cova da Beira onde foi sujeito a vários exames de observação.

O Teixosense venceu o Proença, por 2-1, com os três golos a serem marcados no decorrer da primeira parte. Ricardo Sousa abriu o activo,aos 22', para a equipa de Mário Pereira, bem próximo do intervalo, aos 44, Jorge Ribeiro, igualou a contenda, mas no minuto seguinte, foi Real quem repôs a diferença, fixando, também, o resultado em 2-1.Em Valverde a equipa da casa recebeu e venceu o Vitória de Sernache, mercê de um golo obtido, aos 48 minutos, por intermédio de Martins, num jogo que teve muitos equilibrios, mas que com os clubes a revelarem-se muito deficitários na zona de finalização ( pode ler a crónica do jogo neste site ).

Tendo em consideração que os quatro primeiros venceram os seus jogos, em termos classificativos, nada se alterou, nessas posições. Pedrógão 28 pontos, Atalaia do Campo 27, Fundão e Moradal 26, ocupam aqueles primeiros lugares, por esta ordem. Nos seis primeiros lugares a nota vai para o Teixosense que aproveitou o deslize do Sernache para o ultrapassar, passando a ocupar o 5º posto, com 20 pontos, mais um que o Vitória. Quem espreita uma escorregadela destes adversários são Oleiros e Valverde, que seguem com 18 e 16 pontos respectivamente.

No próximo fim de semana o jogo da jornada joga-se no Estreito, entre Águias Moradal e Desportiva do Fundão, mas os jogos entre Sernache e Oleiros e Pedrógão – Valverde são também partidas a considerar.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: