segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

A Desportiva do Fundão foi quem mais beneficiou com os desfechos da jornada 11 do campeonato distrital de Castelo Branco. Venceu o Proença e aproveitou dos empates de Pedrógão, Atalaia e Moradal, para ficar mais próximo dos clubes da frente.
No jogo mais importante da ronda, o Águias do Moradal – Atalaia do Campo, terminou como começou. As duas equipas estiveram muito concentradas nos processos defensivos e terão descurado aquilo que no futebol é mais importante: o golo. Não houve muitas oportunidades, para que as duas equipas marcassem e as que houve pertenceram à equipa da casa. Pela exibição de Valezim, o guardião da Atalaia, o empate sem golos acaba por se justificar e que, por jogar fora, serve melhor os interesses da equipa de Joca.

A partida do Teixoso começou com 20 minutos de atraso em relação a todas as outras, justificado pelo estado do terreno que obrigou a que fossem avivadas as marcações. O líder do campeonato não podia ter começado melhor o encontro, logo aos 45 segundos conseguiu ganhar vantagem no marcador, com um golo de Hélder e, como não chegasse marcar no primeiro minuto, os comandados de Xana ampliaram o marcador, na conversão de uma grande penalidade, que Caronho converteu no segundo tento, à passagem do minuto 14. Perante esta entrada de leão, tudo levava a crer que o Pedrógão de S. Pedro iria confirmar, ao longo da partida esta sua superioridade. Puro engano. Os comandados de Mário Pereira nunca baixaram os braços e aos 35 minutos reduziram, por João Bruno, parecendo querer relançar o encontro, só que o Pedrógão voltaria a marcar, desta feita, por Vasco, repondo a diferença de dois golos. As emoções do encontro voltaram a crescer quando o Teixosense, aos 83 minutos reduziu, por Real, deixando para os últimos minutos, momentos de grande tensão e expectativa. Quando faltavam dois minutos para terminar o encontro aconteceu o golo do empate, apontado por Hélder, criando uma onda de grande satisfação em todo o grupo de trabalho do Teixosense. O líder, que teve uma vantagem significativa, e que tem nos seus quadros atletas de maior qualidade, terá esquecido que os jogos duram 90 minutos. O Pedrógão não conseguiu resistir à raça e entrega que a equipa da casa colocou em campo e que lutou, como se impõe, até ao apito final do encontro.

No Municipal do Fundão a equipa fundanense da Desportiva venceu a turma do Proença por 2-0, com a equipa da casa a justificar o triunfo, mas, quanto a nós, pela margem mínima. O primeiro golo nasceu na sequência de um livre, assinalado sobre o lado direito, quando se jogava o minuto 27. A bola foi colocada no coração da área e Horácio, provavelmente o atleta mais baixo de todos os que se encontravam naquele local, foi mais lesto a atacar a bola e de cabeça atirou para o fundo das redes. Era um golo que a Desportiva já tinha feito por merecer, visto ter desperdiçado, até aquela altura, duas boas ocasiões para marcar, primeiro por Ricardo Fonseca e depois por Hélder Rodrigues, com esta a proporcionar uma boa defesa a Luís Almeida. A ADF praticava um futebol de qualidade, perante um adversário que lutou muito mas que não teve oportunidades. Na segunda parte o Proença entrou melhor no jogo, teve remates de Fábio Martins e Acácio que passaram sobre a barra da baliza fundanense, teve também uma boa jogada que Arlindo não conseguiu concretizar e praticamente por ali se ficaram as situações de maior perigo criadas pelos comandados de Quim Manuel. A Desportiva, que na segunda parte jogou muito mal, acabou por ter a felicidade de aumentar o marcador, com um bom golo de Chiquinho, num remate rasteiro a três/quatro metros da grande área, descaído sobre a direita.

Nesta partida há a lamentar um lance que originou a fractura da tíbia a Ricardo Fonseca. O lance decorreu no primeiro minuto dos quatro que o árbitro deu de compensações. Um lance entre Ricardo Fonseca e Acácio, com este a carregar o seu adversário por trás, originando esta tragédia ao atleta fundanense.

Em Valverde foi o Oleiros o primeiro a marcar, obrigando a equipa de Micas a correr atrás do prejuízo. O golo da igualdade só aconteceu próximo do final , na sequência de uma grande penalidade.O Sernache, que tem vindo a crescer nas últimas jornadas, foi a Vila de Rei impor a sua superioridade, vencendo por 4-2. A equipa de Simões Gapo adiantou-se no marcador, por Tiago, logo no primeiro minuto do encontro, respondendo o Vilarregense, por Nuno Alves, que marcou o golo do empate. Santolini, que está com veia goleadora, voltou a dar vantagem ao Sernache, mas Nuno Alves, qual presidente, volta a igualar o encontro. Na segunda parte o Vitória esteve mais forte e, de novo por Santolini, aos 83’, coloca o resultado em 2-3 para Paulo Lopes, que tinha entrado na partida momentos antes, aos 88’, fixar o resultado em 2-4.

No campo das Torgas, em Unhais da Serra, os dois últimos da classificação dividiram os pontos, numa partida que teve seis golos, três para cada equipa. Marcou primeiro a Lardosa, o Unhais respondeu, dando a volta ao resultado, mas antes do intervalo voltou a consentir que a Lardosa chegasse à igualdade. Na segunda parte foram marcados mais dois golos, um para cada clube, para fixarem o resultado no empate a três golos.

O Pedrógão de S. Pedro mantém a liderança, com 25 pontos, mais um que a Atalaia do Campo, que segue na segunda posição e mais dois que o duo constituído por AD Fundão e Águias do Moradal. Numa segunda linha estão Sernache, com 19 ponto e Oleiros com 18, fechando os seis lugares que dão acesso à segunda fase da prova.

No próximo fim de semana inicia-se a segunda volta do campeonato com o líder a visitar Vila de Rei, a Atalaia vai jogar em Oleiros, a ADF recebe a Lardosa e o Moradal vai até Unhais da Serra.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: