sexta-feira, 2 de julho de 2010

WTC escolhe Penamacor para estreia no distrito

À descoberta da região em duas rodas

Ter uma moto e uma máquina fotográfica digital é meio caminho andado para participar num WTC- Waypoint Trail Challenge. O conceito andou pela região no último fim-de-semana, mais precisamente por terras de Penamacor. A modalidade apresenta-se como uma nova forma de fazer motociclismo, aliando o prazer das duas rodas ao contacto com a natureza.

Filipe Elias, o organizador do WTC Aventura na Serra da Malcata, explica que esta é sobretudo uma actividade turística e não desportiva, embora tenha a componente de competição. Aos participantes é proposto um conjunto de locais a visitar, sendo que cada um está associado a uma pontuação. Esta varia consoante a dificuldade de acesso, entre outros critérios. Para provarem que estiveram no local os motociclistas têm de tirar uma fotografia digital num plano semelhante ao que é fornecido pela organização. No final são analisadas as imagens e distribuídos os pontos. A existência destes, explica Filipe Elias, “é para terem algum objectivo para passear”, porque na prática os prémios são iguais para todos.

A organização é da empresa de eventos Aventura 21 e da Espaços Sonoros, que promove a navegação em duas rodas. O WTC realizado em Penamacor contou com o apoio da Câmara Municipal e do Moinho do Maneio, o espaço turístico junto à Bazágueda e à estrada que liga Penamacor à fronteira com Espanha. Filipe Elias diz que o local que albergou 56 pessoas, entre as quais os 48 participantes, “foi cinco estrelas, não podia ser melhor e talvez tenha sido dos melhores até agora”. Esta é aliás a primeira vez que o WTC está no distrito, três anos depois de a aventura ter arrancado.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: