quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cáritas raianas promovem rota

Aldeia de João Pires recebe jovens raianos

O concelho de Penamacor vai receber jovens portugueses e espanhóis, que vão conhecer a realidade das aldeias.

A freguesia penamacorense de Aldeia de João Pires vai ser um dos pontos de encontro da segunda edição da Rota Transfronteiriça pela Raia entre Portugal e Espanha, na qual são esperados 23 jovens dos dois lados da fronteira. A iniciativa é organizada pela Cáritas Diocesana da Guarda, em colaboração com as congéneres espanholas de Ciudad Rodrigo e Salamanca. Ao nível local conta com o apoio do Centro Social Paroquial e da Fábrica da Igreja de Aldeia de João Pires.

A rota começou na terça-feira, passando por Vale Verde no concelho de Almeida e pelas localidades espanholas de Villarino de los Aires e Gallegos de Argañán. A chegada ao concelho de Penamacor acontece no dia 27, com os participantes a permanecerem em Aldeia de João Pires até ao dia 30. É nesta freguesia que vão participar em diversas actividades, como um peddy-paper fotográfico, visitas a museus, caminhadas pela serra, jogos tradicionais e uma sessão sobre desenvolvimento sustentável.

“Aquilo que nós pretendemos é que estes jovens conheçam a realidade da Raia, que é preciso olhar a realidade com olhos de ver e intervir sempre que for possível”, diz ao Reconquista a presidente da Cáritas da Guarda, Emília Andrade.

A primeira edição da rota passou por seis localidades, mas a organização optou este ano por apenas quatro “para dar um pouco de mais tempo às pessoas para conhecerem melhor as realidades”, explica a presidente da Cáritas Diocesana.

O trabalho desenvolvido não se esgota nos 10 dias de duração da Rota. As três Cáritas têm dois animadores sócio-culturais - um em cada país - que trabalham junto das comunidades, contactando autarquias, associações ou paróquias.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: