quinta-feira, 22 de julho de 2010

Grupo volta aos palcos 20 anos depois



Nova Banda volta a dar um ar do seu rock

A banda da aldeia de Benquerença junta-se para um concerto de tributo no Festival de Rock organizado na freguesia.

No princípio da década de 1980 o ar de rock também era respirado a plenos pulmões na Benquerença. Enquanto o rádio tocava os primeiros êxitos de Rui Veloso, UHF, GNR ou Xutos & Pontapés, um grupo de três amigos desta aldeia do concelho de Penamacor começava a escrever a história da Nova Banda. A aventura durou poucos anos, mas os suficientes para editar um disco e deixar saudades. Tantas que a Nova Banda vai renascer a 31 de Julho, no segundo dia do Benquerença Rock Festival 2010.

O palco ficará montado a poucos metros da esplanada onde Álvaro Beites trabalha. Com Tó Candeias e Fernando fez parte do grupo fundador da Nova Banda. Tó Zé, o baterista, veio depois. “Sabíamos que ele estava habituado a tocar nos conjuntos na Guarda e fomos buscá-lo a Caria”, conta Álvaro.

À semelhança dos seus contemporâneos a Nova Banda cantava em português, mas tinha a particularidade de ser de uma pequena aldeia do interior, num tempo em que não havia auto-estrada para Lisboa ou internet para divulgar o trabalho.

“Era engraçado porque quando tocávamos com as bandas de Lisboa todos procuravam de onde é que nós éramos. E ficavam admirados”, recorda Álvaro Beites. “Nós costumávamos dizer que éramos de trás das estevas”, acrescenta entre risos.

A tropa e a necessidade de ganhar a vida acabaram por contribuir para o fim da banda. Desses dias ficaram os diversos concertos, o disco em vinil e uma amizade que dura até aos dias de hoje. Da formação inicial falta Tó Candeias, que faleceu em 2006. O concerto ser-lhe-á dedicado.

A banda não tocava junta há mais de 20 anos e irá apresentar ao vivo algumas músicas que não estão no LP gravado em 1981. Os ensaios começaram há poucas semanas e Álvaro Beites diz esperar “que aquela gente que gostava de nos ver apareça”.


Festival regressa à praia fluvial


O regresso dos Nova Banda promete ser o ponto alto do Benquerença Rock Festival 2010, que acontece de 30 de Julho a 1 de Agosto na Praia Fluvial do Moinho. O festival criado em 2004 regressa após um ano de interregno e além da banda da década de 1980 trará até à aldeia uma outra que ficou conhecida nos idos da década de 1990. Os Alcoolemia actuam a 31 de Julho, no mesmo dia do tributo aos Nova Banda e dos Fúrias Band, outra formação nascida na Benquerença.

José António Saraiva, da organização do festival, explica ao Reconquista que o retomar da organização “tem como razão principal trazer gente à nossa terra”. A escolha da data não foi feita ao acaso, já que é nesta altura que a aldeia começa a ganhar uma outra vida, com a chegada dos emigrantes e outros naturais da Benquerença. Os bilhetes serão acessíveis para chamar gente e promover a freguesia e em especial a praia fluvial da Benquerença.

“As aldeias estão cada vez mais desertificadas e temos de promover actividades para que as pessoas tenham gosto em vir e cá estar”, diz José António Saraiva, que faz parte da pequena equipa de cinco pessoas que está a erguer o festival. E como nem os mais velhos gostam de faltar, a última tarde é dedicada em exclusivo ao folclore.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: