quinta-feira, 22 de julho de 2010

Autarca de Penamacor faz apelo a José Sócrates - c/som

“Não vá atrás das ‘cantigas’ de Lisboa e Porto relativamente à fixação de portagens, por mais que custe”. O apelo foi feito pelo presidente da Câmara de Penamacor, durante a cerimónia de inauguração da central mini-hídrica do Meimão que contou com a presença do primeiro ministro, José Sócrates.

O socialista Domingos Torrão recordou que “o interior só consegue fixar gente criando riqueza e postos de trabalho” e a introdução de portagens na auto-estrada da Beira Interior (A23) é um obstáculo ao desenvolvimento.

Um apelo que não teve resposta por parte de José Sócrates. O primeiro ministro centrou o seu discurso no assunto que o levou até Penamacor, o Regadio da Cova da Beira, e no final recusou falar aos jornalistas.

Agosto de 2011 é o prazo de conclusão de todos os trabalhos deste investimento que começou a ser desenhado em 1957, ano em que a Câmara da Covilhã pediu o primeiro estudo ao Governo. “Está na hora de o acabar”, diz José Sócrates que acompanhou o processo de construção do Regadio durante toda a sua vida política. O primeiro ministro acredita que fará parte da "geração que finalmente fez o regadio e não de uma geração que mais uma vez adiou o Regadio da Cova da Beira”. É preciso agora que os agricultores “se associem e a dimensão da propriedade agrícola seja maior para ser mais competitiva”, recorda José Sócrates.


Autora: Susana Proença in "Jornal do Fundão"

Ficheiros aúdio:

Sem comentários: