sexta-feira, 2 de julho de 2010

Partido incomodado com atraso do projecto em Penamacor


PS quer câmara a construir hotel

Os socialistas acusam o privado de não ter pressas na sua concretização. A oposição continua a pedir contas.

O líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Penamacor acusa o sócio maioritário da empresa criada para a construção do hotel de ser o responsável pelo atraso na concretização do projecto. O empreendimento prometido em 2001 por Domingos Torrão ainda não saiu do papel, apesar de a empresa Malcatur ter sido constituída há seis anos e até haver comparticipação financeira.

“A câmara tem feito todos os esforços para que isto fosse aprovado e estamos a ver que o parceiro está comodamente sem ter pressas”, afirmou Porfírio Saraiva na última segunda-feira na freguesia de Aranhas, que recebeu a reunião da assembleia municipal.

O também presidente da concelhia do PS penamacorense defende que a câmara apoiada pelo partido deve tomar uma atitude, sugerindo que seja ela “a liderar este processo”.

Com a não concretização do projecto, diz Porfírio Saraiva, perde-se na criação de postos de trabalho e na dinamização do turismo do concelho. Além disso há prazos a cumprir, já que o projecto orçado em seis milhões de euros tem uma comparticipação financeira que obriga a que haja obras no terreno até final de Maio de 2011.

Da parte da oposição continuam as dúvidas quanto à constituição da sociedade. Manuel Robalo, da bancada da Coligação Todos por Penamacor (PSD, CDS, Partido da Terra), considera que o facto de a câmara ter apenas 49 por cento do capital “é a pior participação financeira num sociedade, dado que corresponde à participação máxima em capital sem ter poder de decisão ou de controlo de sociedade”. O deputado municipal questiona ainda a razão pela qual “ninguém conhece o parceiro privado e nunca ninguém o viu ou ouviu”, sugerindo dois caminhos possíveis para a resolução do impasse: a autarquia assumir sozinha a construção do hotel ou abandonar o projecto, dissolvendo a sociedade.

Torrão continua a acreditar

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor disse o que tem dito em ocasiões anteriores sempre que o assunto do hotel vem à tona. Domingos Torrão afirma que continua a acreditar no projecto e que a empresa constituída com o privado é legal, esclarecendo que a licença de construção ainda não foi emitida porque não se inicia o processo sem a realização do capital que falta.

“Dos 51 por cento ele (privado) realizou metade da quota, falta realizar o restante”, disse o presidente. Uma afirmação que deixou António Bento “espantado”. O deputado municipal da Coligação Todos por Penamacor insiste que há irregularidades graves, perguntando onde está o dinheiro que entrou na sociedade. Domingos Torrão também insistiu ao dizer que continua de consciência tranquila e que a Inspecção Geral da Administração Local não detectou irregularidades. Já em relação ao desafio para assumir a construção do hotel, o presidente reafirmou que a câmara municipal “não tem vocação para a hotelaria, mas tem vontade que as estruturas sejam postas ao serviço de concelho”, acrescentando que “ainda estamos dentro do prazo para a construção do hotel”.

A empresa Malcatur, responsável pela construção do hotel, nasceu em 2004 da parceria entre os privados da Martep e a Câmara Municipal de Penamacor. A autarquia é sócia minoritária, tendo entrado na parceria com os terrenos para a unidade hoteleira prevista para a Quinta do Cafalado, junto à estrada que liga Penamacor a Aldeia do Bispo.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: