quinta-feira, 8 de julho de 2010

Julho começa com torneiras a pingar

Água falta com barragem cheia

O enchimento de piscinas e a falta de capacidade da conduta que vem da barragem da Meimoa são as explicações da Câmara de Penamacor para a falta de água sentida nos últimos dias.

A barragem da Meimoa está cheia como há muito não se via, mas nos últimos dias a água tem faltado em Penamacor. A Câmara Municipal diz que tem detectado consumos anormais e aponta várias razões para o fenómeno. Uma delas é o enchimento de piscinas.

A explicação é avançada pelo vice-presidente da autarquia penamacorense. António Cabanas diz que os proprietários de piscinas que utilizam água da rede pública para as encher “não avisam a câmara como deviam fazer”, apontando esta como uma das razões da situação vivida nos últimos dias. A própria autarquia – sublinha o vereador - coordena com a empresa Águas do Zêzere e Côa o enchimento das piscinas municipais, chegando a recorrer aos bombeiros para que não haja quebra no abastecimento de água às populações. É o que está a acontecer com a piscina do parque de campismo do Freixial, que após algumas obras de requalificação começou a ser enchida com água do sistema de rega da barragem da Meimoa.

A solicitação da Câmara Municipal de Penamacor é mesmo uma excepção, já que os Bombeiros Voluntários de Penamacor confirmaram ao Reconquista que este ano ainda não houve pedidos de particulares para enchimento de piscinas. Segundo a câmara só na zona de Penamacor há 22 piscinas e tanques, três das quais estavam a ser abastecidas na última segunda-feira com água da rede.

A autarquia debate-se ainda com a necessidade de substituição da conduta que abastece os depósitos da vila através da barragem da Meimoa, que segundo o vereador “não aguenta mais pressão”. A solução terá de ser encontrada em colaboração com a empresa Águas do Zêzere e Côa, que é responsável pela captação e abastecimento dos depósitos a partir dos quais a câmara fornece água aos munícipes. António Cabanas admite que este é um investimento avultado, mas que terá de ser feito “mais cedo ou mais tarde”.

Para colmatar a falta de água foi solicitada uma viatura aos bombeiros, que estão a abastecer as habitações das zonas altas de Penamacor.

A Câmara Municipal de Penamacor tem ainda detectado consumos de água fora do habitual durante o período da noite, que António Cabanas classifica de “extremamente preocupantes”, admitindo a hipótese de roubos de água.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: