sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

PENAMACOR: SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA AM JÁ TEM DATA MARCADA

Rádio Cova da Beira

Está agendada para segunda-feira, nove de Janeiro, às 20:30H, a sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Penamacor para novamente analisar os dois pontos chumbados na última sessão do órgão: Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 e a Autorização Prévia para Assunção de Compromissos Plurianuais.

Foram os dois temas que, por voto secreto solicitado por seis presidentes de junta de freguesia, a Assembleia Municipal reprovou no passado dia 30 de Dezembro 2016. Alegando que a câmara municipal tem esquecido as freguesias, em termos de investimentos, os autarcas solicitaram à mesa da AM a votação secreta dos dois pontos referidos. Por nove votos favor, sete contra e três abstenções, o orçamento e as grandes opções do plano não foram aprovadas.
Apesar do final da sessão não ter prestado declarações, o presidente da câmara municipal referiu que os mesmos documentos seriam remetidos novamente à Assembleia Municipal sem qualquer alteração. É isso que segunda-feira acontece dado que na reunião extraordinária da câmara municipal, que decorreu esta quarta-feira, o assunto foi analisado e o executivo não fez qualquer alteração aos documentos. Resta esperar pela votação da próxima segunda-feira e saber se todos os presidentes de junta mantêm o sentido de voto.

No encontro do passado mês de Dezembro, apenas o presidente da junta de freguesia da União de Freguesias de Aldeia de João Pires, Águas e Aldeia do Bispo, mostrou o descontentamento com a postura do presidente da câmara. Entre outras críticas, José Aníbal Birra apontou o dedo à edilidade pela falta de apoio ao sector social do concelho

" O apoio que a câmara deu na área social foi a uma instituição privada. Um subsídio de 150 mil euros a uma empresa que tem um trabalhador. A situação fica cara ao município".

Lamentando o desconhecimento do processo do autarca da União de Freguesias, o presidente câmara assegura que a realidade da residencial Póvoasol é outra "estão 20 camas disponíveis, criou vários postos de trabalho e muito em breve a IPSS, e não uma instituição privada, irá inaugurar a estrutura com a presença de um membro do Governo. A câmara apoiou uma estrutura que estava bloqueada criou duas dezenas de camas e vai criar mais 20 no próximo ano, assim como postos de trabalho. Estamos cá para apoiar todas as instituições de solidariedade social dentro do que são as transferências de despesas de capital".

Prometendo que não se cala até ao fim do mandato, José Aníbal Birra voltou a garantir "que quando escorreitamente esse apoio foi dado a instituição nem um funcionário tinha. Houve um utente que foi para lá mas a família teve que o tirar de lá por falta de apoio e voltou para o lar D. Bárbara. O Senhor Presidente tem que saber ouvir", disse o autarca da União de Freguesias.

O município de Penamacor encontrou o imóvel da IPSS Póvoasol, com órgão autónomos, ainda em construção onde estavam investidos cerca de um milhão de euros de fundos próprios, sem um único apoio público

"Numa das reuniões que a câmara manteve com os promotores da residência, à autarquia foi dado a conhecer que eram necessários 500 mil euros para concluir a primeira fase, que são 20 camas que hoje estão a funcionar. Dentro dos fundos disponíveis da IPSS, do crédito possível que banca lhes dava, o município assumiu um compromisso de, após o início das obras, no final de seis meses transferir a verba de 150 mil euros para viabilizar o investimento de capital. A IPSS está a funcionar, credenciada e com acordos com a Segurança Social. No início de 2017 serão concluídas as obras para mais 20 camas", explicou António Beites na sequência de um pedido de esclarecimento feito por Manuel Robalo, da bancada "Juntos Por Penamacor". 

Sobre o assunto, o presidente da câmara deixou ainda um aviso ao autarca da União de Freguesias "não lhe admito que venha para aqui colocar no ar a ideia de que a câmara deu apoios a uma entidade privada, Que fique claro!", disse o edil.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: