sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

ARANHAS PROMOVE "AINDA AGORA AQUI CHEGUEI" 2016

Rádio Cova da Beira

Chegou em 2015 para promover os produtos da freguesia de Aranhas (Penamacor). Assente em tradições seculares da aldeia, a população da localidade aderiu com a abertura ao público das suas casas, lojas e garagens "mostrando os saberes e sabores" através dos produtos expostos.

De acordo com a autarquia de Aranhas, com o tradicional desfile das varas rapidamente o fumeiro de Aranhas destacou-se de todos os outros que pretendiam promover

"O fumeiro de Aranhas passou a merecer a nossa melhor atenção e a organização do evento tinha aqui um trabalho árdua pela frente. A junta de freguesia passou a ajudar e a incentivar os produtores locais a organizarem as suas vendas, procurámos e incentivámos o aparecimento de novos empresários a lançarem-se na produção e comercialização do fumeiros de Aranhas, criámos um regulamento para o evento, definindo o perímetro das feira, os produtos autorizados e o tipo de restauração presente", refere o presidente da junta de freguesia.

António Geraldes, que falava no período antes da ordem do dia da última sessão da Assembleia Municipal de Penamacor, deu conta que ao longo dos dois últimos anos, a autarquia procedeu ao registo de todo o processo do Fumeiro de Aranhas desde a alimentação dos animais, passando pelos ingredientes presentes no enchido, a maneira como se cortam as carnes, como se preparam e se separam e até como seca o fumeiro

"Fez-se uma prova cega de vários enchidos particulares da aldeia orientada por três técnicas de Vila Real e pelo veterinário Luís Figueira e onde foi possível identificar e diferenciar os sabores e a qualidade da carne assim como o processo de toda a fumagem", explica o autarca.

Depois do trabalho concluído foram conhecidas as características específicas do fumeiro da freguesia estando a ser criada uma comissão de acompanhamento de todo o processo do fumeiro da localidade composta por três técnicos especializados em veterinária e pecuária, em representação da câmara municipal de Penamacor e da freguesia de Aranhas, e foi convidado um representante da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (IPCB) para ajudar no processo

"Na terceira edição do evento (20,21 e 22 de Janeiro de 2017), ficamos felizes por dois empresários do concelho de Penamacor estarem interessados em produzir e comercializar o enchido do fumeiro de Aranhas. Os seus fumeiros já vão estar presentes na edição de 2017" anunciou António Geraldes.

Ainda de acordo com o presidente da junta de Aranhas, outros empresários já mostraram interesse em participar no certame. António Geraldes aproveitopu para convidar  todos a visitarem a freguesia e conhecer o evento "Ainda Agora Aqui Cheguei" onde está prometida muita animação.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: