quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Penamacor: Orçamento aprovado à segunda tentativa

A assembleia apreciou o orçamento pela segunda vez. Foto José Furtado/ Reconquista

O orçamento chumbado a 30 de dezembro não teve alterações desde o chumbo mas o desfecho foi diferente, embora continuem as críticas de algumas freguesias.


O Orçamento e as Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Penamacor para 2017 foram aprovados na noite de segunda-feira, numa reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Penamacor.
As propostas regressaram à assembleia depois de a mesma  as ter chumbado na reunião de 30 de dezembro, numa votação por voto secreto solicitada por cinco presidentes de junta e união de freguesias eleitos nas lista do PS, o mesmo partido do presidente da câmara municipal.
Na altura apenas o presidente da União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, José Aníbal Birra, manifestou de viva voz a discordância com a política do executivo de António Luís Beites, que acusou de ignorar as freguesias no orçamento.
O orçamento chumbado a 30 de dezembro não teve alterações desde o chumbo mas o desfecho foi diferente, tendo sido aprovado com 14 votos a favor, sete abstenções nas bancadas do PS e da coligação liderada pelo PSD e dois votos contra na bancada do PS, incluindo José Aníbal Birra.
Desta vez a votação foi de braço no ar, como é habitual.
Alguns presidentes de junta mantiveram as críticas de falta de investimento nas aldeias, que o presidente do município rebateu explicando o investimento em cada uma delas.
O orçamento para 2017 ronda os 12 milhões de euros e tinha como principais obras a requalificação da zona histórica, a ampliação da zona industrial, a recuperação do teatro clube e a requalificação do centro de saúde, projetos em andamento ou a concretizar na sede de concelho.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: