terça-feira, 3 de janeiro de 2017

DECISÃO INÉDITA EM PENAMACOR: ASSEMBLEIA MUNICIPAL CHUMBA PLANO E ORÇAMENTO

Rádio Cova da Beira

Na história da democracia em Penamacor nunca a assembleia municipal chumbou o plano de atividades e orçamento apresentado pela câmara. Aconteceu no penúltimo dia de 2016 no decorrer da última sessão do órgão.

À semelhança das últimas duas sessões, esta também ficou marcada pela troca de criticas entre o presidente da câmara municipal de Penamacor, António Beites, e o presidente da junta da União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, José Aníbal Birra. Para o autarca de freguesia, o presidente da CMP "persiste em não assumir os compromissos que teve para connosco. Não dialoga, não coopera, foge às questões, não responde às comunicações e solicitações e não se inibe de assumir com particulares assuntos que são da responsabilidade da junta", O presidente da junta da União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, disse ainda "que para justificar o que não faz, o presidente da CMP evoca quase sempre a dívida deixada pelo seu antecessor mas nunca na assembleia municipal referiu o que lhe foi deixado em caixa, importância superior a um milhão de euros. Esquece-se que enquanto presidente de junta de Benquerença liderou o ranking dos presidentes para que a dívida existisse". José Aníbal Birra acusou ainda o presidente de câmara de discriminar IPSS´s nos apoios concedidos.
António Beites garante que todas as reuniões solicitadas foram efectuadas e acusa ao autarca da União "continuar a não ouvir  o que o presidente da CMP diz, mas vou repetir, quantas vezes foram necessárias, que estamos cá  para apoiar tudo o que for investimento no concelho de Penamacor e as IPSS´s terão na devida altura todo o nosso apoio. Digo isto aqui e perante qualquer dirigente das nossas instituições". Para o edil penamacorense, a intervenção do autarca de freguesia "foi uma afronta ao actual presidente da câmara e não contrário". (Um tema que com desenvolvimento em próximas notícias)
Depois de explicar as linhas do plano de actividades e orçamento para 2017, a mesa da assembleia municipal recebeu um requerimento subscrito por seis presidentes de junta eleitos pelo PS ( José Aníbal Birra- União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João  Pires; António Pinto - União de Freguesias de Pedrógão de São Pedro e Bemposta; António Geraldes- Aranhas; João Alves - Meimoa: David Vila Boa - Meimão e António Borges- Vale da Senhora da Póvoa), este último ausente da sessão, solicitando que a votação do plano e orçamento para 2017 em vez fosse feito por voto secreto em vez da habitual votação de braço no ar.
Vota favoravelmente a pretensão, o plano e orçamento foram chumbados por nove votos contra, sete a favor e três abstenções.
No final da sessão, o presidente da câmara municipal de Penamacor não quis prestar declarações obre a votação verificada, mas a RCB sabe que esta quarta-feira o executivo da câmara municipal reúne também para analisar a situação. Os documentos não deverão ser alterados e dentro de duas semanas devem ser novamente colocados à votação numa sessão extraordinária da assembleia municipal.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: