terça-feira, 3 de janeiro de 2017

FEVEREIRO 2016: CAÇA NA RNSM É UM NOVO FÔLEGO

Rádio Cova da Beira

A autorização da caça na zona sul da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) "é uma decisão acertada e necessária" considera a vereadora do executivo da câmara municipal de Penamacor. Ilídia Cruchinho foi convidada da RCB para comentar os principais acontecimentos que marcaram o mês de Fevereiro na região.

A autarca recorda que só a zona sul da RNSM não estava abrangida pela possibilidade da actividade de caça daí que a portaria publicada "venha dar um novo fôlego àquele território", declara. O controlo da caça grossa, fundamentalmente do javali, é uma tarefa fundamental "para que através de outras candidaturas possamos criar condições na Serra da Malcata para que o coelho seja reintroduzido, para que haja alimento e para que no futuro o lince possa voltar à serra".Ilídia Cruchinho  acredita que, dentro de alguns anos, o lince seja efectiivamente mais uma atracção daquele território "temos as condições para novamente termos o lince no seu habitat natural", conclui.
Em Fevereiro, incontornável, o tema das portagens. A autarca de Penamacor defende que a "luta pela abolição das portagens deve continuar" dado que o Interior de Portugal tem e está a ser muito penalizado com a medida. Um dos barómetros era a visita que muitas pessoas faziam aos familiares residentes nesta zona " algo que registou uma quebra enorme" defende.
O posicionamento de Penamacor na área da saúde distrital (ULS de Castelo Branco ou CHCB), e o crescimento da CerFundão foram outros temas comentados. No primeiro, Penamacor, embora inserido na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, pode continuar a escolher, sempre que se justifique o CHCB, quanto ao fortalecimento da empresa sediada na zona industrial do Fundão "é uma boa notícia para o sector frutícola da região", disse.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: