sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ARANHAS PROMOVE FUMEIRO

Rádio Cova da Beira

Foi há dois anos que a junta de freguesia de Aranhas (Penamacor) decidiu organizar o "Ainda Agora Aqui Cheguei" com o objectivo de promover os produtos . Assente em tradições seculares da aldeia, a população da localidade aderiu ao evento e abriu ao público das suas casas, lojas e garagens "mostrando os saberes e sabores" através dos produtos expostos.

De acordo com a autarquia de Aranhas, com o tradicional desfile das varas, que se realiza este sábado, pelas 15:00H, rapidamente o fumeiro de Aranhas destacou-se de todos os outros que pretendiam promover

"O fumeiro de Aranhas passou a merecer a nossa melhor atenção e a organização do evento tinha aqui um trabalho árdua pela frente. A junta de freguesia passou a ajudar e a incentivar os produtores locais a organizarem as suas vendas, procurámos e incentivámos o aparecimento de novos empresários a lançarem-se na produção e comercialização do fumeiros de Aranhas, criámos um regulamento para o evento, definindo o perímetro das feira, os produtos autorizados e o tipo de restauração presente", refere o presidente da junta de freguesia.

António Geraldes refere que ao longo dos dois últimos anos, a autarquia procedeu ao registo de todo o processo do Fumeiro de Aranhas desde a alimentação dos animais, passando pelos ingredientes presentes no enchido, a maneira como se cortam as carnes, como se preparam e se separam e até como seca o fumeiro

"Fez-se uma prova cega de vários enchidos particulares da aldeia orientada por três técnicas de Vila Real e pelo veterinário Luís Figueira e onde foi possível identificar e diferenciar os sabores e a qualidade da carne assim como o processo de toda a fumagem", explica o autarca.

Depois do trabalho concluído foram conhecidas as características específicas do fumeiro da freguesia estando a ser criada uma comissão de acompanhamento de todo o processo do fumeiro da localidade composta por três técnicos especializados em veterinária e pecuária, em representação da câmara municipal de Penamacor e da freguesia de Aranhas, e foi convidado um representante da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (IPCB) para ajudar no processo

"Na terceira edição do evento (20,21 e 22 de Janeiro de 2017), ficamos felizes por dois empresários do concelho de Penamacor estarem interessados em produzir e comercializar o enchido do fumeiro de Aranhas. Os seus fumeiros já vão estar presentes na edição de 2017" anunciou António Geraldes.

Ainda de acordo com o presidente da junta de Aranhas, outros empresários já mostraram interesse em participar no certame. António Geraldes convida todos a visitarem a freguesia e conhecer o evento "Ainda Agora Aqui Cheguei" onde está prometida muita animação.
A inauguração da edição deste ano está prevista para as 17:30H desta sexta-feira. Depois de jantar, pelas 21:00H, está agendado um concerto musical transfronteiriço. 

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: