quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tema dominou colóquio sobre turismo


Hotel poderá ser maior mas continua em risco

O empreendimento projectado para Penamacor pode não ser concretizado, mas já se fala num hotel ainda melhor que o inicial. A câmara municipal continua à procura de parcerias.

O projecto do hotel de Penamacor poderá vir a ser maior do que o previsto actualmente. A ideia foi deixada por Jorge Patrão, presidente da Turismo da Serra da Estrela, no decorrer do colóquio “Biodiversidade, um valor turístico único”, organizado pela Assembleia Municipal de Penamacor.

“Estou consciente que podemos falhar, mas em breve poderá haver boas notícias para um equipamento até melhor do que aquele que estava perspectivado”, avançou Jorge Patrão. No entanto mantém-se a incerteza quanto ao arranque do projecto, que de acordo com as previsões iniciais já era para estar concluído mas que ainda não passou do papel.

Jorge Patrão considera obrigatório avançar com um hotel para pôr Penamacor no mapa dos turistas, sendo para ele evidente “que não há grande turismo onde não há oferta hoteleira”.

O hotel de Penamacor tem financiamento do Estado aprovado há mais de um ano, mas a falta de capacidade financeira do sócio privado está a bloquear o projecto, argumenta o município.

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Domingos Torrão, diz que estão a ser abordados outros parceiros para o empreendimento “e espero que esta situação fique resolvida muito rapidamente”. Quanto à possibilidade de um hotel ainda melhor, o autarca é prudente nas palavras. “É isso que está em cima da mesa, não adianto mais nada”.

Se as obras não avançarem até final de Maio de 2011, a sociedade constituída pela câmara e o investidor privado para a construção do hotel pode perder o apoio estatal. Mas esta é uma hipótese que nem o secretário de Estado do Turismo coloca.

“Vamos ser optimistas e esperar que a Câmara Municipal de Penamacor (…) possa no fundo ter uma solução. E nessa altura a nossa disponibilidade mantém-se”, afirmou Bernardo Trindade em Penamacor.

Vitor Ramalho, o presidente do Inatel, também considera “indispensável” a existência de alojamento para o desenvolvimento turístico do concelho, acrescentando ainda a ligação à auto-estrada da Beira Interior que classifica de “muito importante”

O tema do hotel dominou parte das intervenções feitas ao longo do dia, mas há também quem defenda que há mais vida para além do hotel. O presidente da Assembleia Municipal de Penamacor assume que a falta de alojamento é uma das dificuldades “mas isso não significa que possamos pôr em causa o desenvolvimento turístico do concelho”.

Jorge Seguro considera que é preciso explorar outras potencialidades, como a natureza, o património da zona medieval de Penamacor e das várias freguesias ou até unidades de alojamento que já existem, como a Estalagem Vila Rica.

“Temos algumas coisas mas não podemos ser nós próprios a desvalorizar aquilo que temos e isto é um apelo que eu faço a todos”, referiu Jorge Seguro.

Jorge Patrão acrescenta como apostas para a promoção de Penamacor a existência de uma marca como a Terra do Lince e o aproveitamento de personalidades judaicas, dando como bom exemplo o trabalho desenvolvido em Belmonte.

Sem comentários: