sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Novas Oportunidades



Formação é para continuar

Valter Lemos entregou diplomas a 150 formandos do Novas Oportunidades. Benquerença e Vale da Senhora da Póvoa continuam formação.

Na hora de aprender o mais difícil não parece o começo. Idalina Sardinha que o diga, agora que terminou o ensino secundário com a ajuda do programa Novas Oportunidades. Antes de dar o passo em direcção à formação “travava ali uma batalha entre o querer e o não querer. Mas queria”, confessou na hora de receber o diploma das mãos de Valter Lemos.

O secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional esteve em Penamacor para entregar diplomas a outros 149 formandos do Novas Oportunidades, que terminaram as suas aprendizagens no básico, secundário e formação modular. Os cursos foram promovidos através do Centro Novas Oportunidades (CNO) do Nercab, a Associação Empresarial da Região de Castelo Branco.

Idalina Sardinha diz que a vinda da formação até Penamacor tornou tudo mais fácil para quem como ela tem horários complicados. Mais do que o incentivo, a família seguiu-lhe o exemplo e o marido também foi um dos diplomados.

Clementina Figueira era das alunas mais velhas do grupo que terminou agora a formação. “Foi uma oportunidade única na vida (…) hoje sinto-me realizada por ter alcançado este objectivo”, disse antes de também receber o diploma. O próximo desafio é cumprir o 12.º ano, o que não é inédito em Penamacor. Entre os formandos que concluíram esta fase do Novas Oportunidades estavam algumas caras que no Verão de 2009 também tinham recebido diplomas das mãos do conterrâneo Valter Lemos, voltando depois às aulas para aumentar ainda mais as qualificações.

“Podiam estar em casa e aproveitaram esse tempo para adquirir mais conhecimento”, afirmou na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Domingos Torrão.

Com cerca de meio milhão de pessoas já qualificadas através do Novas Oportunidades, Valter Lemos considera que no caso dos adultos o programa representa “uma grande vitória” devido à adesão das pessoas. Um trabalho que o Nercab quer continuar nesta e em outras áreas. Jorge Martins, o presidente da associação empresarial, diz que o grande desafio para 2011 “será o alargamento dos cursos de formação profissional a todas as áreas de hotelaria e restauração, assim como à área de construção civil e engenharia civil”.

No concelho de Penamacor a formação vai continuar também nas freguesias. Duas delas – Benquerença e Vale da Senhora da Póvoa – assinaram protocolos de colaboração com o Nercab nesse sentido.

António Luís Soares, o presidente da Junta de Freguesia de Benquerença, conta que na aldeia estão a decorrer cursos de equivalência ao 9.º e ao 12.º ano no âmbito do Novas Oportunidades, contando com cerca de 30 formandos, “o que numa aldeia como a nossa é muito bom”, diz o autarca. Em breve esperam avançar com áreas como a técnicos de obra para construção civil.

“Estamos a aceitar inscrições e assim que tenhamos um número suficiente iremos falar com o Nercab”, refere António Luís Soares.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: