quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Autarcas satisfeitos

20 anos atrasados

Os autarcas de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, Sertã e Penamacor, tal como vários presidentes de junta da área de abrangência da Unidade Local de Saúde, marcaram presença na apresentação do Plano Director e Funcional do Hospital Amato Lusitano.

“Estamos com 20 anos de atraso”. Foi desta forma que Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, manifestou o seu agrado pelos documentos apresentados, afirmando que “é preciso ter ambição para evoluir, senão ficamos a marcar passo”.

“O HAL abriu portas em 1977. Tem mais de 30 anos. Tudo evoluiu, tudo se modificou, mas aqui ficou tudo na mesma. Em 1994/95 tentámos que a direcção da altura tivesse um Plano Director, tal não foi possível, mas agora é”, referiu, acrescentando que “esqueçam-se os profetas da desgraça, porque haverá dinheiro para fazer isto, não por nós, mas sim pela região e pelos desafios futuros. Não podemos ficar quietos, temos de intervir para ganhar o que já perdemos no passado”.

Mas o autarca lembra ainda que “a obra física é apenas uma parte, porque temos de ter outro desafio, a ambição de ter depois os conteúdos e profissionais, igualmente ambiciosos, para dar corpo a este Plano”.

Também a presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Maria do Carmo Sequeira, acrescentou que ficou surpreendida pela positiva. “Já tinha pensado várias vezes na necessidade do hospital ter outras valências, como o Hospital de Dia, mas só agora percebi como pode ser feito este crescimento”, referiu, sublinhando que “a Saúde está na primeira linha para a modernização e temos de evoluir. Não podemos continuar a fazer ‘remendos’, mas temos sim de nos adaptar às novas tecnologias e caminhar para a modernidade, com novas valências”.

Autora: Lídia Barata in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: