sexta-feira, 9 de abril de 2010

Turismo é nova aposta na albufeira da Meimoa

Barragem cheia e com piscina flutuante

A barragem da Meimoa está ao melhor nível dos últimos sete anos e prepara-se para estrear uma piscina flutuante. A estrutura é apenas uma das peças do aproveitamento turístico da albufeira.
A piscina flutuante da barragem da Meimoa deverá entrar ao serviço na próxima época balnear, numa altura em que a albufeira se encontra com o armazenamento de água mais significativo dos últimos anos.
A estrutura que já se encontra no local tem dois tanques e ainda uma prancha de saltos para a barragem. O equipamento é apenas uma das peças de um investimento de 600 mil euros que a Câmara Municipal de Penamacor pretende realizar nos próximos tempos, com vista a aproveitar o potencial turístico da albufeira.
Na primeira fase do projecto a piscina flutuante será complementada com outras infra-estruturas como um cais para embarcações, bar, recepção e estacionamento, enumera António Cabanas, vice-presidente da Câmara Municipal de Penamacor.
Outra ideia é a instalação de plataformas flutuantes para facilitar a nidificação de aves aquáticas, já que as oscilações na cota da barragem não permitem a fixação de vegetação nas margens. E com mais aves “é possível atrair visitantes para o birdwatching (observação de aves)”, diz António Cabanas.
Numa segunda fase do projecto a autarquia pretende ampliar a zona de acolhimento e instalar um restaurante, ideias que para já estão apenas no campo das intenções. António Cabanas fala também na possibilidade de aquisição de um barco capaz de transportar 12 pessoas.

Barragem ao melhor nível

A barragem da Meimoa está quase cheia graças à chuva que caiu nos últimos meses, tendo encerrado Março com um armazenamento de 88 por cento. Os dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) mostram que a albufeira do concelho de Penamacor estava há um ano a cerca de 60 por cento, encontrando-se neste momento ao melhor nível dos últimos sete anos. Para encontrar níveis semelhantes de armazenamento é preciso recuar até Junho de 2003, revelam as estatísticas do SNIRH.
Nos últimos seis meses a albufeira recuperou significativamente, passando de menos de 40 por cento de armazenamento para os cerca de 90 por cento com que encerrou o mês de Março.
A barragem de Meimoa é explorada pela Águas do Zêzere e Côa, abastecendo de água os habitantes do concelho de Penamacor e parte do concelho do Fundão. Para além disso é ainda utilizada pelos beneficiários do Regadio da Cova da Beira.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: