As Termas das Águas poderão reabrir em breve, logo que esteja concluído o processo de licenciamento e o contrato de concessão que vai permitir a exploração do centro termal que foi fundado em 1856 e que foi remodelado em 2003.
O processo de licenciamento está agora na fase final com vista à sua conclusão, esta é a opinião de José Perdigoto, Director Geral de Energia e Geologia, que esteve a convite da Assembleia Municipal no Concelho de Penamacor.
Há quem diga que as águas são santas e hoje as Termas das Águas estão apetrechadas para oferecer tratamentos de irrigação nasal, pulverização faríngea, aerossol, duche jacto, hidromassagem, maca vapor e banho de imersão. Tratamentos que poderão em breve ser ministrados logo que seja dada a exploração do centro termal.
Na chave da solução está o processo de licenciamento das termas situadas na aldeia com cerca de 400 habitantes. O balneário com uma área de 80 metros quadrados continua aguardar pela licença da DGS e enquanto não chegar o aval do licenciamento nem um copo de água pode ser dado na estância termal.
Recordam os habitantes das Águas que "as águas santas eram utilizadas para tratar feridas e sobretudo doenças de pele".
A população que vive sobretudo da agricultura vê nas termas o futuro económico. Como não existe oferta de trabalho, após o processo de licenciamento a abertura das termas pode trazer emprego e riqueza para a Freguesia.
Autor: Jaime Pires in "Gazeta do Interior"
Sem comentários:
Enviar um comentário