segunda-feira, 19 de abril de 2010

Penamacor

Director de Energia diz que nuclear não é opção nos próximos anos
O director geral de Energia afirmou sexta-feira na freguesia de Meimão, concelho de Penamacor, que a energia nuclear não é uma opção para os próximos anos, entre outros argumentos pelo tempo que demora a construir uma central.
"Se o país avançar com uma central nuclear o prazo mais curto seria 2025", disse esta noite José Perdigoto, para quem o nuclear não tem capacidade para resolver as necessidades energéticas do país para os próximos anos.
Além da demora na construção de uma central, aquele responsável diz que é preciso fazer um grande investimento na construção mas também posteriormente no seu desmantelamento, já que este obriga a encontrar soluções para os resíduos nucleares que resultam do seu funcionamento.
Essa é na sua opinião uma das razões que levam alguns países com centrais nucleares a prolongarem a vida destes equipamentos.
Para José Perdigoto o país também não tem recursos nem tecnologias para alimentar uma central nuclear e sendo assim pergunta onde estão as vantagens em avançar com esta opção.
Mesmo assim entende que o tema do nuclear deve ser debatido sem tabus e até assume que dentro de 20 ou 30 anos “há-de ser uma opção”.
O director geral de Energia esteve na freguesia de Meimão, concelho de Penamacor, a convite da assembleia municipal, que organizou uma sessão temática dedicada ao tema da energia.
José Perdigoto é natural do concelho de Idanha-a-Nova.

MAIS INFORMAÇÃO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO RECONQUISTA



Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: