segunda-feira, 12 de abril de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Águias do Moradal e Atalaia do Campo são os dois clubes melhor colocados para discutirem entre si a conquista do campeonato distrital. A derrota do Pedrógão em Cernache poderá ter arredado a equipa do concelho de Penamacor desse objectivo.


O Águias do Moradal, a passar por um período de muita qualidade, deslocou-se a casa do vizinho Oleiros e venceu por 4-1. A equipa de António Belo praticamente entrou no jogo a vencer visto ter apontado o primeiro golo, por David, logo aos 3 minutos. O Oleiros reagiu bem e, através de uma grande penalidade, convertida por Lúdvico, aos 11 minutos, chegou à igualdade no marcador. Este resultado manteve-se até aos 75 minutos, o tempo que a equipa da casa resistiu ao seu adversário. Edmilson marcou o 2-1, aos 80 foi Gonçalo Guerra a elevar para 3-1 e o mesmo jogador, aos 85’ fixou o resultado em 4-1. Um resultado que não sofre contestação.


Na Atalaia do Campo a equipa da casa encontrou um adversário muito abatido. Abatido por não lhes estar a correr de feição a sua participação nesta fase final e abatido porque a falta de apoio à equipa é cada vez mais escassa. A Desportiva do Fundão não teve argumentos para se opor a uma Atalaia muito forte e empenhada em chegar à conquista do titulo. O primeiro golo, aos 33’, foi da autoria de Trindade que entre os centrais fundanenses saltou mais alto, na sequência de um pontapé de canto, o 2-0 aconteceu dois minutos depois, por André Cunha, depois de jogada de Bruno Correia. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo. Na segunda parte os fundanenses cresceram, tiveram oportunidade para reduzir, mas a equipa da casa, quando a tendência de jogo era contrária, chegou aos 3-0, aos 63’, desta feita por Bruno Correia, na sequência de uma rápida transição. O resultado final foi obtido por Ucha, que ocorreu à boca da baliza a um cruzamento da direita. Resultado que espelha a diferença que existe entre estas duas equipas.


Em Cernache do Bom Jardim a equipa do Pedrógão, que mantinha intactas todas as aspirações de poder discutir até ao fim a conquista do titulo, foi surpreendida pelo Vitória local, por 2-1. A formação de Xana até foi a primeira a marcar, por intermédio de Flávio Cruz, aos 67 minutos, mas depois tudo se alterou, Santolini de grande penalidade colocou o resultado empatado, aos 77’ e Santolini voltou a marcar e deu a vitória à sua equipa quando o relógio assinalava 82 minutos.


Com quatro jornadas para jogarem tudo ainda pode acontecer, mesmo o Pedrógão, que ficou a seis pontos do actual líder ainda tem uma palavra a dizer, vai ter três jogos em casa e apenas um fora. Inclusive recebe os adversários que estão à sua frente, já no próximo domingo a Atalaia e no seguinte o Moradal. Vencendo os três jogos que tem em casa tudo se pode alterar, até porque o Águias, que vai na frente, tem que jogar em Pedrógão e logo na jornada seguinte em Atalaia do Campo, por sua vez, a equipa de Joca tem agora duas saídas, a Pedrógão e a Oleiros e ainda vai ter que jogar em Cernache. O que se pode dizer é que este é um campeonato muitíssimo competitivo e isso é benéfico para o próprio prestigio da competição.


O Moradal tem 40 pontos, a Atalaia 38, Pedrógão 34, Sernache 31, Fundão 24 e Oleiros em último, com 18 pontos. Na próxima jornada vão jogar: Águias Moradal - Sernache, Pedrógão – Atalaia e Fundão – Oleiros.




Na fase de apuramento de finalista da Taça de Honra




O Teixosense parece estar a perder gás. A equipa de Paulo Serra ainda à duas jornadas tinha cinco pontos de vantagem sobre o Proença e a quatro jornadas do fim já se deixou apanhar na classificação geral. Perdeu em Vila de Rei e hoje, em casa do último, Unhais da Serra, não foi além de um empate a zero. Se o Teixoso não se recompuser corre o risco de desperdiçar a oportunidade de ir à final. O jogo da próxima jornada vai ser muito importante, ante o Valverde, por que depois tem duas deslocações seguidas, à Lardosa e a Proença, seu principal rival.


O Proença não desperdiçou a oportunidade de somar os três pontos, perante o Vilarregense. A equipa de Quim Manuel marcou cedo, por Verganista, aos 10 minutos, aumentou para 2-0, por Ricardo Almeida, aos 27, mas depois baixou a sua produção de jogo e permitiu que a equipa de Vila de Rei reduzisse para o 2-1 final.


Em Valverde, num jogo morno, a equipa da Casa venceu a Lardosa, por 1-0, num golo apontado por Ângelo, aos 16 minutos. Esta vitória permitiu-lhe reduzir distâncias para os primeiros e, se conseguir fazer no Teixoso o que lá fez na fase regular do campeonato, pode voltar a entrar na corrida pelo primeiro lugar.


O Teixoso e o Proença partilham a primeira posição com 29 pontos, seguidos de Valverde, com 24, Vilarregense 14, Lardosa 9 e Unhais 4. No próximo domingo jogam: Teixosense – Valverde, Lardosa – Proença e Vilarregense – Unhais da Serra.




Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: