sexta-feira, 9 de abril de 2010

Natureza

Primeiros linces em cativeiro nasceram no domingo

As primeiras crias de lince ibérico geradas em cativeiro nasceram no domingo de Páscoa no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, na localidade algarvia de Silves.
Segundo o Ministério do Ambiente as duas crias da fêmea Azahar nasceram de parto natural e são “robustas e bastantes activas”. A mãe foi o primeiro animal a chegar a Silves vindo de Espanha, onde nunca tinha conseguido engravidar.
Dulce Pássaro, a ministra do Ambiente, considera esta uma boa noticia “ainda por cima tendo em conta que este ano se celebra o Ano Internacional da Biodiversidade", referiu em declarações à agência Lusa.
"Se tudo correr bem, esperamos no futuro que estes e outros animais sejam libertados de forma a repovoarem a nossa natureza", acrescentou a governante.
O concelho de Penamacor poderá receber alguns dos animais criados em Silves, através da reintrodução da espécie na Reserva Natural da Serra da Malcata, que partilha com o concelho do Sabugal.
Os ministros do Ambiente de Portugal e Espanha estiveram em Penamacor em Julho de 2009 para assinarem um acordo para a transferência de animais. O concelho tem prevista a construção de um centro interpretativo do lince.
In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: