






Para assinalar o Centenário da República, a Câmara Municipal do Fundão vai homenagear, no próximo sábado, dia 1 de Maio, uma homenagem a Cunha Leal, um dos vultos da História do Portugal republicano. O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor, anunciou esta quarta-feira que vai assinar um contrato com a EDP para se tornar vendedor de energia, noticia a Lusa.
O projecto representa mais uma nova etapa da aposta iniciada há quatro anos com a abertura no distrito de Castelo Branco do primeiro curso profissional para formação de técnicos de energias renováveis, cujos primeiros finalistas terminaram o curso em 2009.
Para conseguir produzir e vender energia, a escola começou por se registar na internet através do portal Renováveis na Hora, investindo cerca de 22 mil euros em equipamento. Os alunos foram a mão-de-obra e, assim, aprenderam fazendo.
O painel já instalado permite um encaixe financeiro capaz de suportar 30 por cento dos custos da escola com energia, disse a direcção do estabelecimento de ensino.
«É uma boa aposta, uma vez que ao fazermos este contrato com a EDP nós vamos receber mais pela energia que vamos vender e pagamos aquela que gastamos por muito menos», adiantou à agência Lusa Helena Pinto, directora do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.
Nos últimos anos, os alunos do curso profissional instalaram um painel que permite o aquecimento da água utilizada no refeitório da escola e uma pequena torre eólica que, combinada com outro painel solar, produz toda a energia consumida pela estação meteorológica do estabelecimento de ensino.
Além da instalação dos painéis, os jovens estão a ajudar privados e instituições do concelho de Penamacor a obterem os registos para a produção de energia.
Com 5 votos contra e 2 abstenções, a assembleia municipal de Penamacor aprovou por maioria o relatório de actividades e conta de gerência da autarquia referente ao ano 2009.
Documentos fortemente criticados pela bancada da oposição que salienta "o aumento do valor da dívida que nos últimos 2 anos ultrapassou o limite de endividamento previsto na lei e ainda uma acentuada diminuição do investimento per capita" refere Abel Martins.
O deputado da bancada da coligação “Todos Por Penamacor”, acrescenta que "há outros indicadores preocupantes que evidenciam a necessidade de uma mudança de rumo para o concelho nomeadamente uma taxa de execução pouco superior a 50% e ainda o facto de grandes obras emblemáticas deste executivo continuarem, há anos, por concretizar".
Críticas desvalorizadas pelo presidente da câmara de Penamacor. Domingos Torrão diz estar "satisfeito com os níveis de execução que se registaram em 2009 uma vez que ainda foi no ano passado que o QREN entrou totalemente em vigor pelo que vários projectos ainda não puderem ser candidatados e, por outro lado, foi um ano atipico onde se verificaram 3 actos eleitorais".
Já quanto à situação financeira, Domingos Torrão garante que "as contas da autarquia, ao contrário do que diz a oposição estão equilibradas; não ultrapassámos o limite do endividamento e tivémos um resultado liquido positivo superior a 1 milhão de euros".
Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"
Miltares do PELREC. Em cima, da esquerda para a direita, Hipólito, Monteiro (furriel),
A duas jornadas do fim, as duas equipas que melhores condições têm para poderem sagrar-se campeãs distritais, Águias do Moradal e Atalaia do Campo, mantém a mesma distância com que partiram para a jornada deste domingo, ficando tudo em aberto para a jornada do próximo domingo, quando ambos se encontrarem no recinto da Atalaia do Campo.