quinta-feira, 4 de março de 2010

Penamacor faz parte do projecto

Câmaras poupam na electricidade

Penamacor é um dos 13 municípios envolvidos no projecto da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) para a redução da factura energética, nomeadamente nos gastos com a iluminação pública e recintos desportivos.

A associação pretende investir 6,2 milhões de euros nos próximos dois anos na substituição de energia eléctrica por energia solar térmica em pavilhões gimnodesportivos, colocação de caldeiras de biomassa em piscinas municipais e a instalação de sistemas de produção energia eléctrica por conversão fotovoltaica.

A candidatura foi apresentada através do Programa Operacional da Região Centro e a resposta chega este mês de Março. A candidatura foi apresentada em Dezembro de 2009.

Com esta medidas os municípios esperam ainda reduzir em 32 por cento a factura anual de electricidade consumida pela iluminação pública nos 13 concelhos que fazem parte da AMCB. Actualmente são gastos todos os anos mais de um milhão de euros só com a iluminação pública destes concelhos.

Os planos passam, entre outras medidas, pela substituição de mais de 8600 lâmpadas por balastros electrónicos.

Da Associação de Municípios da Cova da Beira fazem parte municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco, entre os quais Belmonte Fundão e Penamacor.

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: