quinta-feira, 18 de março de 2010

PENAMACOR VAI TER CPCJ

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Penamacor vai começar a funcionar no próximo mês de Abril com 40 casos já sinalizados pelo gabinete de acção social da autarquia.

Segundo a vereadora com o pelouro da acção social na câmara municipal, a comissão está em fase final de constituição "já estão eleitos todos os elementos que farão parte da comissão alargada, o processo vai agora para a Comissão Nacional e em princípio no próximo mês de Abril faremos a primeira reunião da comissão alargada para eleger o presidente e a comissão restricta começar a trabalhar".
Trabalho é o que não vai faltar. Segundo Ilídia Cruchinho através do gabinete de acção social e juntas de freguesia do concelho já foi possível sinalizar cerca de 40 casos.
Penamacor era um dos 3 concelhos do distrito de Castelo Branco que não tinha constituída comissão de protecção de crianças e jovens em risco "durante uns tempos achámos que não era necessário uma vez que o concelho tinha uma instituição, o Instituto Pina Ferraz, para dar resposta a este tipo de problemas, mas ultimamente e depois de um levantamento feito pelo gabinete de acção social chegámos à conclusão que havia muitos casos que se enquadravam nas competências de uma comissão".
Criada a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Penamacor, Belmonte e Vila Velha de Ródão são agora os dois únicos concelhos do distrito que não têm criado este organismo.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: