segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Recolha de fundos decorre até Abril

Vale mobiliza-se para homenagem a Lopes Dias

O fundador da antiga Escola de Enfermagem de Castelo Branco vai ter um busto na aldeia do concelho de Penamacor, onde nasceu há quase 110 anos.
O seu nome está ligado à Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco, mas José Lopes Dias nasceu próximo da fronteira com o distrito da Guarda, em Vale da Senhora da Póvoa. A aldeia do concelho de Penamacor está a preparar uma homenagem ao médico que em 1948 criou a então Escola de Enfermagem de Castelo Branco, através de um busto a inaugurar em Maio. É nessa altura que passam 110 anos do seu nascimento.
Américo Valente nasceu no ano da criação da escola de enfermagem e é um dos entusiastas da homenagem, a par de outros seus conterrâneos do Vale da Senhora da Póvoa. Foi através da sua página na internet – em http://senhorapovoa.com.sapo.pt/ – que lançou no último mês de Outubro a subscrição pública. Até ao momento cerca de 20 pessoas já contribuíram.
Américo Valente justifica a iniciativa recordando que José Lopes Dias foi um homem “que fez muito bem à terra e às pessoas de lá”, permitindo um futuro diferente para quem em princípio estaria condenado a viver da agricultura. Hoje o Vale da Senhora da Póvoa é terra de enfermeiros, mas também de funcionários da Câmara Municipal de Lisboa, neste último caso por “culpa” de outro Lopes Dias, o irmão Jaime.
Jaime Lopes Dias foi homenageado pela aldeia em 1988 com um busto, que hoje se encontra num largo da freguesia. Agora procura-se fazer o mesmo com José Lopes Dias.
Américo Valente recorda que o primeiro contributo de José Lopes Dias para a melhoria das condições de vida dos naturais da sua aldeia foi motivá-los a obter a antiga quarta classe, que em tempos de analfabetismo já abria muitas portas.
“Todo o concelho começou a ter no Dr. José Lopes Dias uma espécie de paizinho, por isso é que o distrito começou a ter muitos enfermeiros”, diz Américo Valente.
Joaquim Martins, que foi presidente da Junta de Freguesia do Vale da Senhora da Póvoa até às últimas eleições, é um desses casos. “A ele devo a profissão que exerci durante 33 anos”, confessou em Junho do ano passado ao Reconquista, por ocasião de um encontro de naturais da aldeia.
O molde do busto já está feito e a subscrição pública rendeu até ao momento mais de 1 700 euros. A meta está fixada nos 7 mil euros, que a organização espera atingir nos dois meses que faltam.
“A 15 de Abril espero já ter lá o pedestal e o busto”, diz Américo Valente. A intenção é inaugurar a obra a 8 de Maio, na semana dos 110 anos do nascimento do médico.
“Se não houver donativos que cheguem mobiliza-se o povo”, diz o promotor, que gostava de ver outros contributos, como o do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde se encontra a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Os donativos podem ser entregues em dinheiro na Junta de Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa, às terças e quintas-feiras, das 18 às 19 horas. Quem não o puder fazer tem como alternativa a transferência bancária, através da conta com o NIB 0035 0603 0001 4584 20031, da Caixa Geral de Depósitos de Penamacor.
Entre o Vale e Castelo Branco
José Lopes Dias Júnior nasceu a 5 de Maio de 1900 em Vale de Lobo, hoje Vale da Senhora da Póvoa. É filho do professor primário José Lopes Dias (1864 –1948) e irmão de Jaime Lopes Dias (1890-1977), autor de “Etnografia da Beira” e de outras obras dedicadas ao tema.
José Lopes Dias estudou em Castelo Branco e Coimbra, onde terminou o curso de medicina em 1923. Exerceu medicina em Penamacor e em 1928 fixou-se em Castelo Branco. Foi médico da Misericórdia local, tendo exercido as funções de director clínico durante vários anos.
Em 1948 funda a Escola de Enfermagem de Castelo Branco, que em 2001 é integrada no Instituto Politécnico de Castelo Branco, assumindo a designação de Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Nos primeiros 60 anos de existência formou mais de 3 700 profissionais de saúde, de acordo com o próprio politécnico.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: