quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DIVERSOS EMPRESÁRIOS ADERIRAM À MARCA

Marca Terras do Lince já circula há mais de ano e meio dentro e fora do Concelho
Passado um ano e meio da criação da marca Terras do Lince muito mudou em Penamacor. Muitos são os produtos que já receberam o rótulo de garantia que define a qualidade e a certificação.

Foi há mais de ano e meio que Penamacor criou e registou a marca Terras do Lince. É um rótulo de garantia de qualidade e certificação que está agora a ser adaptado por alguns territórios vizinhos de Espanha.
Depois do azeite e do mel, mais dois produtos de origem vão surgir no mercado com o rótulo da marca registada pela Câmara de Penamacor.
Os chouriços de porco preto e as azeitonas de conserva vão ter o mesmo nome já atribuído aos borrachões, feitos numa padaria artesanal na Freguesia de Salvador, ou do azeite, produzido e embalado na empresa Penazeites, sedeada na zona industrial local.
O objectivo lançado há ano e meio continua a ser o mesmo pela promoção dos produtos da Região e, apesar da patente ter sido registada pelo município de Penamacor, pode alargar as fronteiras concelhias e o território nacional.
O Concelho vizinho do Sabugal também pode e deve utilizar a marca Terras do Lince com a mesma finalidade de divulgação e promoção dos produtos ali produzidos.
Apesar de não serem vistos por estas paragens, os linces continuam a dar o mote, tal como aconteceu quando foi criada a Reserva Natural da Serra da Malcata com a campanha Vamos salvar o lince.
A Câmara de Penamacor quer, através da marca, salvar a economia local, valorizando os produtos locais, como o queijo, o mel, azeite, azeitonas, bolos secos e enchidos.
São estes produtos de qualidade que podem funcionar como fonte de receita para quem os produz e trazer turismo à Região.
Exemplo disto está o facto de os espanhóis e ingleses estarem rendidos ao porco preto, a espécie que esteve quase extinta na Região mas que um empresário, após ter montando uma exploração animal, decidiu recuperar o antigo matadouro de Penamacor e começar a produzir todo o tipo de salsicharia.

Enchidos e mel já circulam com a marca

A criação desta marca foi um estímulo a Humberto Teixeira para avançar com a sua própria empresa, num espaço cedido pela autarquia.
O edifício é pertença da autarquia com um arrendamento por um período de 30 anos ao empresário que investiu no Concelho. É na Quinta do Alcaide, uma propriedade florestada, que Humberto Teixeira montou a unidade de criação de porco preto, à vara larga.
Da salsicharia tradicional de Penamacor vão em breve sair chouriços com o rótulo Terras do Lince, tendo já como mercado nacional a cadeia El Corte Inglês.
In jornal "Gazeta do Interior"

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