segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Com os resultados que se registaram na jornada deste fim de semana não houve mexidas na tabela classificativa, embora tenha deixado o líder Pedrógão muito mais próximo dos perseguidores, depois da derrota que sofreu no Estreito. Os restantes candidatos cumpriram com o que já era previsível.

No jogo mais importante da jornada, aquele que colocou frente a frente o líder e o segundo da geral, terminou com a vitória da equipa que jogava em casa. A partida foi muito equilibrada na primeira parte mas com o Pedrógão a conseguir, já em período de descontos deste primeiro período, adiantar-se no marcador, por intermédio de Caronho, na sequência de um livre. Na segunda parte o Águias do Moradal teve que se aplicar e, em apenas cinco minutos, virou o jogo a seu favor com golos de José Augusto, aos 75 minutos e de Rui Rafael, aos 80, depois de uma boa jogada do autor do primeiro golo.

Na Atalaia foi a equipa do Vilarregense quem melhor começou a partida. Ameaçou logo nos minutos iniciais, com um remate frouxo de Nuno Alves, voltou a criar uma ocasião soberana, aos 15 minutos, por Semedo que ofereceu o golo ao seu presidente, mas Nuno Alves acertou em cheio na barra da baliza de Valezim. No minuto seguinte foi Barata quem preparou o terreno para que o técnico da equipa, desta vez servido a preceito, na cara de Valezim não falhasse o alvo, abrindo o activo, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte a Atalaia, veio galvanizada, pressionou o seu adversário com uma grande intensidade de jogo sobre a sua área e, sem surpresa, chegou ao empate, por intermédio de Zé Luís, o Vilarregense, aos 54m, volta a adiantar-se no marcador, de novo por intermédio de Nuno Alves que conseguiu ganhar posição sobre Valezim. Na contra resposta a Atalaia, por intermédio de Trindade chega à igualdade, à passagem do minuto 60. A reviravolta deu-se por André Cunha, que subiu pelo seu corredor e à entrada da área colocou a bola por cima dos defesas e do guarda-redes. Decorria o minuto 69. A partir deste golo a equipa do Vilarregense rendeu-se à superioridade do seu adversário e permitiu que Bruno Correia, aos 80m, ampliasse para 4-2, e Spranger, aos 85, fixasse o resultado, com um remate de cabeça.

A Desportiva do Fundão venceu um adversário que espreita a oportunidade de se chegar a um dos seis lugares que dão acesso à fase de discussão do titulo, o Oleiros, era, por isso, um adversário muito difícil. Os fundanense venceram por 1-0, mas tiveram que se empenhar com todas as energia para que não fossem surpreendidos. O único golo do encontro foi apontado pelo veterano Horácio.

Quem também teve que se empenhar para conquistar os três pontos foi o Vitória de Sernache. A deslocação a Unhais da Serra parecia revestir-se de algumas facilidades, visto tratar-se do último classificado, mas não foi isso que aconteceu, a equipa serrana empertigou-se e foi já em período de descontos que os comandados de Simões Gapo conseguiram garantir o triunfo, através de uma grande penalidade. O Sernache foi a primeira equipa a marcar, depois o Unhais chegou ao empate e, como já se referiu, foi em período de compensações que Paulo Abrantes assinalou a grande penalidade que deu a conquista dos três pontos à equipa que veio da terra de Nuno Álvares Pereira.

No Teixoso a equipa do Valverde surpreendeu tudo e todos. Sabia-se que podia ser um jogo dividido, fundamentalmente por se tratar de duas equipas que têm planteis muito parecidos, no entanto a equipa de Micas superiorizou-se à formação de Mário Pereira e logo por 0-3. Miguel abriu o activo, aos 21m, Neves colocou o resultado em 0-2, aos 26m e Ângelo, aos 61m, arrumou com a partida.

Na Lardosa a equipa da casa, que teima em jogar olhos nos olhos com os seus adversários, voltou a ser goleada, desta feita pela formação de Proença-a-Nova, por 4-0. Uma partida que, pelos números que o marcador indica, não terá tido grande história. Aliás, a formação comandada por Quim Manuel cedo se colocou em vantagem, com dois golos de Acácio, depois foi só controlar e ampliar.

Com estes resultados, o Pedrógão mantém-se na liderança, com 41 pontos, mas mais um jogo que os seus directos adversários, o Águias do Moradal ficou a apenas um ponto, a Atalaia do Campo a dois e a Desportiva a quatro. O Sernache mantém-se no 5º posto, com 36 pontos mas com mais um jogo realizado. Na luta pela 6ª posição correm Teixosense (29), Oleiros (27) e Valverde ( 24).

O campeonato regressa no próximo sábado com destaque para o Sernache – Fundão e Proença – Águias do Moradal. O jogo Oleiros – Teixosense pode vir a mexer com o sexto posto.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: