quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A estrada da memória nos despojos do progresso

Velhas estradas onde a distância para Lisboa se contava em horas e não em quilómetros. Regressámos às estradas nacionais. Sim, recuamos mais de 20 anos e fomos ao passado à boleia das curvas e contracurvas.

DESENGANEM-SE. E avivem a memória. Ainda anda à solta esta vertigem sem freio aparente. Estamos no limbo onde os quilómetros são contados pelo relógio. “Falta uma hora, faltam duas horas, faltam três horas...”. Não faltavam quilómetros, faltavam horas. Ou melhor, sobravam quilómetros e horas. Lisboa estava à distância dos relógios e não dos conta-quilómetros. Reza a lenda que eram seis horas (no mínimo) para Lisboa e não 300 quilómetros: 300 mil metros. Esta era a definição correcta e precisa da realidade.

Esse tempo arredou-se e, indiferente, definhou no asfalto da memória. Por aqui ficaram os passos perdidos das intermináveis jornadas, do farnel à beira da estrada, das fontes de água límpida que saciavam as sedes, as sombras do descanso, das curvas e contracurvas até ao limite do enjoo, dos bizarros sinais triangulares com “z´s” a avisar o que aí vinha, das vetustas paisagens, das horas a fio em busca de um destino de perpétua lonjura. Uma hora, duas, três, quatro, cinco, seis... Da Beira a Lisboa. Cada quilómetro sofridamente desafiado pela perícia, sofregamente vencido no teste aos limites da paciência. Esta viagem não era para meninos, mas para detentores de barba rija. E, convenhamos, que em seis horas dá para se ganhar alguma barba.

Ar condicionado? Ficção científica. Vidros eléctricos? Só na “Galáctica”. Auto-rádio leitor de cd´s e Mp3, direcção assistida? Júlio Verne. RDS, ABS, e outras abreviaturas tais? Demências. Eram carros de barba rija para condutores de barba rija. Volante, pedais, caixa de quatro velocidades, piscas, rádio AM e FM e leitor de cassetes (com sorte) e sofagem. Chegava. Bastava. Tens frio? Liga-se a sofagem. Tens calor? Dá à manivela e abre o vidro. Tens fome? Espera mais uns quilómetros, que sei de uma sombra boa para atacarmos o frango panado e até lá há uma fonte para matar a sede”. Estás desanimado? Tem calma... faltam quatro horas.

Esta era a viagem dos pontos de referência e das capelinhas. Um sítio indicado para tudo. Os audazes das nacionais, que cruzavam a Beira, Alentejo e Ribatejo até se chegar à lezíria que abria as portas de Lisboa, sabiam os melhores “spots” para tomar o pequeno-almoço ou almoçar, para beber água e abastecer as garrafas vazias, para esticar as pernas, para comprar as melhores bifanas ou para provar o melhor peixe do rio.

O progresso passou ao longe e fez a jornada até Lisboa transitar do patamar da aventura para o de passeio. Os de barba enrijecida pela necessidade e os que nunca colocaram pneu neste asfalto da aventura rejubilaram. Uns por experiência própria, outros pelo respeito pelas lendas. Rasgaram-se itinerários principais e auto-estradas, abriram-se áreas de serviço, abreviou-se e simplificou-se tudo na emergência dos dias. O tempo passou a ser factor relativo, entre uma ida e vinda a Lisboa no próprio dia. “Ir lá almoçar e voltar”. “Ir ver um jogo de futebol” e voltar. “Ir ver um concerto e voltar”. Antes, as frases começavam em “Ir a Lisboa” e poucos se atreviam a concluí-la com um ousado regresso no próprio dia.

Foi nestes despojos do progresso que encontrámos a estrada da memória, caricatura de uma Beira demasiado longe de tudo e de todos. A tal Beira dos 300 mil metros até Lisboa e não a dos 300 quilómetros, onde cada metro tinha peso redobrado de uma insigne lonjura dada a esquecimentos profícuos e de fácil desculpa. Estávamos longe da vista e do coração do país. Hoje, continuamos longe da vista, mas, ao menos, estamos mais perto do coração. Muito mais. São 300 quilómetros para Lisboa? Sim, quase. Mas já foram seis horas para Lisboa. E a diferença está aqui.

Fizemo-nos à estrada. Da Covilhã a Lisboa pelas velhas nacionais. Sem IPês ou auto-estradas a atrapalhar. Sem tédios. A caixa de velocidades e a embraiagem vão ter que suar e a nossa barba vai ter que crescer ao volante. Quantos quilómetros não sabemos, mas uma coisa é certa: são seis horas... pelo menos. Reza a lenda.

A SAUDADE NÃO PAGA PORTAGEM

Vila Velha de Ródão em fim de trajecto na Beira. A Covilhã já ficou para trás. Muito para trás. Estamos a acusar o choque do primeiro assalto súbito de memórias, das velhas curvas sobranceiras ao fundeiro Tejo em subida sinuosa e pouco submissa que nos levará a entrar no Alentejo, devidamente assinalado por vetusta placa. Nisa é o próximo ponto de referência. Estamos na ponte sobre o incontrolável Tejo, com as portas de Ródão à direita. Navegamos num postal e a marcha tem que ser interrompida no fim da travessia. Imperativo dos sentidos. É tempo de se descobrir um pequeno templo de contemplação. Queremos ver este rio. Na Nacional 18 que nos acompanha desde o início da jornada está plantada uma placa de idade respeitável. Em termos de estradas a Beira termina aqui, à saída da ponte de Vila Velha de Ródão. Lê-se: “Direcção de Estradas de Portalegre”. A subida está logo a seguir. Entramos no carro e telegraficamente vos informamos do que se seguiu: curva ataca com curva em direcção oposta. Folga. Curva ataca com curva. Folga. Curta, pois claro! Curva e contracurva. Curva para rematar. Estamos safos! Não. Outra. Sobe. Desce. Curva.

Uma abandonada casa de cantoneiros dá um panorama mais geral e situa-nos no nosso devido lugar como humilde ponto algures em mapa desdobrado. Na parede exterior, a preciosa informação pintada a negro: Nisa 7. Uma mal disfarçada correcção deixa transparecer “Niza”. Em baixo: Alpalhão 19. Não se vê nem se adivinha viva alma. Os cantoneiros são folha amarelecida de um diário aberto em ode a tempos idos, traduzidos na semi-ruína da casa amarela e branca caiada a informações quilométricas. Ninguém nas fontes, ninguém nas sombras. Ninguém nas casas dos cantoneiros. Ninguém em todo o lado. Ninguém.

Neste breve parêntesis entre o ponto de informação e a entrada na vila alentejana, a primeira ultrapassagem do percurso. Não foi motivo de celebração, mas serviu de contestação do vazio que pulula por estas vias, agora reduzidas ao trânsito local. Não temos rádio. Quer dizer, fisicamente temos, mas as ondas do FM não chegam até ele, em parte por culpa nossa, porque nos esquecemos da antena. Também não temos CD´s para o leitor. Podemos ouvir a barba crescer. Não há tema de conversa para tantas horas.

11 e 37. Nisa. A soalheira Nisa. No centro da vila o sol é chamariz que aproveitaremos para pedir informações, até porque este mobilizou possíveis voluntários em número considerável. Estão 11 graus e estes cálidos raios são dádiva. “Desculpe, qual é a estrada para Gavião?”. “Olhe, vá ali à rotunda e vire à esquerda... é pela velha estrada para Lisboa”. A velha estrada para Lisboa! Frase mágica. Sim, o prestável auxiliar de ocasião colocou-nos na rota certa: a Nacional 118 até perto de Gavião, onde faríamos uma inflexão à esquerda rumo a Ponte de Sor - o marco geodésico da viagem. Este é o caminho dos contrastes, das serras eivadas de luz, dos assomos de planície dos campos debruados a verde... das aves em voo rasante, dos pachorrentos tractores, do tempo a dar tempo a si mesmo na multiplicação das paisagens. Vivem-se solenes caminhares para o campo pelas bermas da estrada, sondam-se com o olhar os infindáveis ninhos de cegonhas, atravessamos aldeias com imperativos semáforos a controlar a velocidade.

E o tempo avança, cândido. E Lisboa tão longe.

Rosmaninhal. Hora de “esticar” as pernas. Rente à via, Maria Antónia Vital, alentejana de todos os costados, faz de sentinela à sua banca de venda de hortaliças e frutas. Laranjas, batatas, cebolas... tudo o que se arranja lá na horta. Já lá vão 33 anos, tempo de sobra para testemunhar a ascensão, glória e decadência da via. Com as novas ligações rápidas “perdi para aí 80 por cento das vendas. Os carros são já muito poucos, só os que vão para os lados de Portalegre. Os que vão para os lados de Castelo Branco vão todos pela auto-estrada. Por aqui só passam aqueles que mantiveram o hábito de me comprar a fruta”. Há hábitos que nem as auto-estradas mudam. Nada que não se resolva com um desvio para ir até esta horta de Maria, à beira estrada plantada.

Debruçado sobre o seu carro está o filho, José, um árbitro de futsal a tratar da mecânica. A evidência é difícil de contrariar: “isto com as auto-estradas caiu muito. Mais de metade do tráfego perdeu-se”. As recordações tomam de assalto o discurso do árbitro que também guinava que nem gente grande por esta estradas: “quando comprei o meu primeiro carro fui até à Serra da Estrela pela antiga estrada”. Agora, “são mais os camiões para fugirem às portagens. E na altura do Natal há uns carros que vêm por aqui para fugirem ao trânsito... Fora isso, são só mesmo aqui as pessoas da zona”.

O voo das cegonhas sobre os campos do Rosmaninhal abre caminho para a decisiva etapa da viagem até Ponte de Sor. Serão cerca de quinze minutos até um dos pontos míticos da viagem: a cidade alentejana é o meio da viagem. São 12 e 40. Chegamos.

A Avenida da Liberdade concentrava, até há uns anos atrás, um fervor dificilmente ultrapassável. Condutores e passageiros em demanda pelos inúmeros cafés e restaurantes que asfixiavam a principal via de passagem por Ponte de Sor. Carros e autocarros a vomitarem gente para felicidade dos comerciantes. Quem fez esta viagem sabe do sentido que Ponte de Sor tinha neste roteiro. “Senhores passageiros, Ponte de Sor. Paragem de 15 minutos”. Solene e preciso. Infalível. Ponte de Sor era um porto nesta viagem entre Lisboa e a Beira. Olha as sandes, olha a bifana, olha o bolo... Hoje, este frémito do passado não tem colocação na película onde o presente se desenrola. A machadada foi dada com o rasgar das auto-estradas.

Vamos almoçar ao “Rei das Bifanas”. Sopa da pedra e bifanas acabarão por ser o menu ideal para reavivar memórias. Este negócio começou pela mão do sogro de Miguel Silva que, agora, gere juntamente com a mulher. Aos 37 anos, Miguel constata que “a A23 veio fazer a diferença” neste negócio da comida rápida. “As auto-estradas quando são pagas não fazem muita diferença, mas quando não são...”. Apesar de tudo “ainda há pessoal da vossa zona a passar por aqui, que vai para a margem sul”. Mas “isto não era nada como era antes. É muito diferente, perdeu-se para aí 50 por cento”. Perdeu-se também, algures, o refúgio da palavra, os celebrados encontros de ocasião.

Sandra recorda que “nos sábados e domingos chegávamos a ter aí 50 autocarros. Éramos cinco pessoas atrás do balcão e não dávamos conta disto... agora são um, dois...” Tal como são dois atrás do balcão. “Todos estes edifícios que estão nesta avenida há dez anos estavam a trabalhar e, hoje em dia, fecharam dois aqui ao lado e não voltaram a abrir. Há aqui outro que era café e também fechou... Lá ao fundo também fechou. Aqui na avenida, pelo menos cinco cafés fecharam...”, acrescenta Miguel, fazendo a sua própria viagem mental pela rua que acolhe este negócio há décadas. Mas ainda há súbditos do Rei das Bifanas que saem da auto-estrada e aqui vêm prestar vassalagem. “Quando não têm pressa, vêm por aqui”. Ri-se. E assim não dá aval à entrada da desgraça. Não abdica do trono. Obrigado. A sopa da pedra estava excelente. As bifanas do Rei das Bifanas também. Felicidades.

13 e 45. Rumo a Mora. Serão cerca de 45 minutos de viagem, menos rugosa, mas igualmente dada a abandonos, como o restaurante “O Manjar do Comandante”, cuja ruína se instalou mesmo junto à estrada.

No centro da cidade alentejana, António Baptista mete combustível com parcimónia que os seus 69 anos lhe permite. “Isto antes da auto-estrada era uma coisa e depois da auto-estrada era outra. Antes havia mais trânsito. O trânsito para Norte já passa menos de metade por aqui”. “Antes”, sempre o “antes” a entrar nas conversas... o “antes” de quando estas estradas eram importantes, nacional atrás de nacional, entrelaçando-se, dando as mãos, levando e trazendo gente e gentes para bem longe. Das Beiras à praia, com o Alentejo como testemunha. “Isso era para aí filas de carros. Era muita gente”. O era e o é. E o que falta? Falta muito. Ainda. Sigamos para Coruche, pelos extensos campos do um Ribatejo que se vai adivinhando. “Seis magníficos Touros. Seis”. Aqui e acolá, desgrenhados pelo tempo, os cartazes da festa brava acumula-se em lugares prováveis e improváveis.

14 e 45. Faltam 100 quilómetros para Lisboa. A recta do Infantado aparece-nos às 15 e 30. Entramos na Nacional 10. As coisas começam a piar mais fininho. Lisboa pressente-se, o tráfego aumenta exponencialmente. Com cinco horas de viagem já contabilizadas, avançamos rumo a Porto Alto e depois para Vila Franca de Xira, pela qual entraremos ao cruzar o Tejo pela Ponte Marechal Carmona. Nos tempos já reféns do pretérito o cruzar desta ponte era a entrada efectiva em Lisboa. Era um fim de viagem antecipado. A partir daqui não avançamos mais. A A1 está já ali, infrene.

É o fim da jornada. Entramos na Marechal Carmona precisamente seis horas depois do início da viagem.

É a lenda, sabiam?
Em jeito de homenagem a todos os que tiveram que abandonar a nossa terra, rumo à capital, em busca de melhor sorte, aqui fica este excelente artigo publicado no Jornal do Fundão e que só agora encontrámos.
É também uma forma de os mais novos perceberem como era “antigamente”, antes da auto-estrada, e de os mais crescidos reavivarem um pouco a memória. A mim trouxe-me, com alguma nostalgia, a lembrança das minhas primeiras viagens de e para Lisboa mas também o alívio por já não ter que fazer o mesmo caminho.
Acredito que muitos outros sintam o mesmo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é Pedro,um artigo que nos traz muita nostalgia, mas que ao mesmo tempo nos traz boas recordações, apesar das dificuldades que que por vezes encontrava-mos. Quem não se lembra de apanhar um camião nas curvas de Ródão ?, era melhor parar e dar-lhe avanço, no meu caso era sagrado fumar um cigarrito na barragem de Montargil. Zé Luis