terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

A Jornada deste fim-de-semana foi dividida em partes iguais pelo sábado e pelo domingo. A antecipação de três dos seis jogos para sábado ficou a dever-se ao facto de na próxima 3ª feira se realizarem os jogos que se encontram em atraso da jornada nº. 15, do dia 10 de Janeiro.

No sábado foi assim:

O jogo mais importante desta 20ª jornada realizou-se em Cernache do Bom Jardim, entre o Vitória local e a Desportiva do Fundão. O triunfo sorriu à equipa da casa, por 2-1. Foi uma vitória que teve o mérito de ser obtida quando a equipa de Simões Gapo se via reduzida a 10 unidades, por expulsão de Dário, que fez a falta que originou o golo do empate da Desportiva fundanense. A formação da casa conseguiu marcar o primeiro golo aos 16’, por intermédio de Rabat, depois de já ter enviado uma bola aos ferros de João Augusto, por Santolini. Era o melhor período da equipa do Sernache. Foi com esta vantagem se se esgotaram os primeiros 45 minutos. Na segunda parte a Desportiva veio mais afoita, principalmente a partir dos 70 minutos. Enviou uma bola aos ferros por Chiquinho, Hélder Rodrigues, um minuto depois, rematou para o empate mas o guardião contrário defendeu bem e aos 72’ Dário faz uma carga à margem das lei, dentro da sua grande área, viu o cartão vermelho e viu a equipa da Desportiva chegar ao empate, por intermédio de Ricardo Morais, que bateu com êxito a grande penalidade. Com este golo, sempre galvanizador, com cerca de 20 minutos para serem jogados e com o seu adversário reduzido a 10 unidades os fundanenses ainda acreditaram que seria possível alcançarem o triunfo. Puro engano, a equipa do Vitória foi quem se galvanizou, acreditou e alcançou um triunfo que acaba por lhe assentar muito bem. O golo do triunfo foi alcançado aos 86, por intermédio de Ricardo André.

Em Valverde a equipa de Micas não deu quaisquer hipóteses aos comandados de Nuno Alves, vencendo por 4-0. A equipa do concelho do Fundão abriu o activo aos 8 minutos, por Ângelo e aumentou a conta em período de descontos para o intervalo, por intermédio do central Forte. Na segunda parte ainda se esperou que o Vilarregense reagisse a este resultado, mas não foi isso que aconteceu. O jogo manteve o mesmo cariz e Rui Salvado, aos 75, fez o 3-0 e Janilson, com nove minutos para se jogar, fez o tento que ditou o resultado final.

Na Lardosa a equipa da Atalaia do Campo cumpriu aquilo que era expectável que acontecesse. A formação de Joca venceu por 3-0, com a sua equipa a adiantar-se no marcador à passagem do minuto 29, por Zé Luís, resultado que se manteve até ao intervalo. No segundo período marcaram-se os restantes dois golos, o primeiro por Bruno Correia, aos 75m e Zé Luís fixou o resultado final, quando se jogava o minuto 83.
No domingo concluiu-se a jornada e o destaque vai para a vitória do Oleiros sobre o Teixosense, fazendo com que na classificação se invertessem posições, passado o sexto lugar a ser ocupado pelo Oleiros:

A partida tinha esse particular atractivo: saber quem iria ficar no último lugar que dá acesso à disputa do titulo, na segunda fase do campeonato. O Oleiros, como se impunha, tinha que fazer as despesas do jogo e criar condições para que no final pudessem somar os três pontos. Foi o que fizeram os homens de José Ramalho. Tiveram mais iniciativa de jogo e tiveram também a felicidade de abrirem o activo, aos 24m, na sequência de um lance infeliz de Chasqueira, que, na ânsia de aliviar uma bola na sua defensiva, mais não fez que introduzi-la na sua própria baliza. Foi com este resultado que se chegou ao descanso. Na segunda parte, se as intenções da equipa de Mário Pereira eram de tentar virar o jogo a seu favor, as coisas complicaram-se quando aos 58m Paulo Costa recebeu ordem de expulsão. Reduzido a 10 unidades os intentos dos Teixosenses ficaram substancialmente mais atenuadas. Ainda tentaram, mas a equipa da casa, nos últimos 10 minutos arrumaram a partida a seu favor, com dois golos obtidos por Ludvico, o primeiro ao converter uma grande penalidade que sobre ele próprio foi cometida e o segundo a concluir uma jogada rápida de contra-ataque.

Em Proença a equipa da casa soube resistir aos melhor futebol do Águias do Moradal e às muitas oportunidades que a equipa do Estreito criou ao longo da partida. Os avançados da equipa de António Belo tiveram que se haver com uma defensiva bem organizada, um guarda-redes muito atento e ainda com os ferros da baliza da equipa da casa. A partida terminou com o marcador em branco, mas que não corresponde, minimamente ao que se passou na partida. O mérito da equipa de Quim Manuel foi saber tapar todos os caminhos da sua baliza.

Quem não se deixou surpreender foi o líder do campeonato. O Pedrógão tinha como adversário o último classificado e, embora não tenha rubricado uma grande exibição, foi suficiente para que somasse, com toda a tranquilidade, os três pontos em disputa. A equipa de Xana venceu por 2-0, com golos de David Marques, aos 33 minutos e Caronho aos 44. Na segunda parte a equipa da casa limitou-se a gerir a partida e o resultado e preparar-se para a folia do Carnaval, até porque, na próxima terça feira o líder não vai ter jogo.

Com os desfechos desta jornada, o Pedrógão mantém-se na liderança, com 44 pontos, mas com mais um jogo realizado, seguem-se: Atalaia do Campo, com 42, Águias do Moradal 41, Sernache 39 mas mais um jogo, AD Fundão, 37 e o Oleiros encerra os lugares de acesso à 2ª fase, soma 30 pontos. Na peugada pelo 6º posto seguem Teixosense ( 29 pontos) e Valverde ( 27 pontos ).

Na próxima terça-feira, dia de Carnaval, realiza-se os jogos que ficaram adiados da jornada 15, que não se realizaram no dia 10 de Janeiro devido ao nevão que se abateu sobre a nossa região. O destaque vai para o Atalaia – Fundão. Os outros jogos são: Unhais - Teixosense, Moradal – Vilarregense, Lardosa – Valverde e Proença - Oleiros.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: