sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Reciclagem

Resistrela cresce e reforça ecopontos


A recolha de resíduos para reciclagem cresceu 23 por cento nos concelhos abrangidos pela Resistrela, revelou a empresa responsável pela recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos de 13 concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda.

Deste lote fazem parte os municípios de Penamacor, Fundão e Belmonte. O concelho da Covilhã está integrado na Resistrela, mas não aderiu à recolha selectiva no âmbito desta empresa.

Em 2008 foram recolhidas 2 744 toneladas de resíduos de embalagem para reciclagem, valor que em 2009 foi de 3 373 toneladas. O maior crescimento foi nas embalagens de plástico e metal, com 39 por cento, seguido do papel e cartão com 22,5 por cento e as embalagens em vidro com 8,5 por cento.

Para reforçar estes números a empresa acaba de investir 105 mil euros na compra de 246 contentores para 70 novos ecopontos, calculando em 12 por cento o aumento da disponibilidade de ecopontos para a deposição de papel e cartão, vidro, embalagens de plástico e pilhas usadas. Os contentores serão distribuídos pelos vários concelhos que fazem parte do sistema.

Fonte da Resistrela confirmou ao Reconquista que o concelho de Penamacor vai receber quatro ecopontos.

A carência deste tipo de contentores é visível sobretudo na sede de concelho.

A Resiestrela conta ainda alargar a mais concelhos e já partir deste mês o serviço de recolha para reciclagem porta a porta, que é uma realidade na Guarda, Fundão, Belmonte e Sabugal.

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: