segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Após a 16ª jornada do campeonato Distrital, dois clubes se destacam na classificação, o Pedrógão, que venceu um adversário directo e o Águias do Moradal que deixou a companhia de Fundão e Atalaia para se isolar no segundo posto.


No confronto directo entre o líder Pedrógão e um dos segundos, Atalaia do Campo, levou a melhor a equipa que segue na frente da tabela classificativa. A equipa comandada por Xana superiorizou-se à Atalaia, vencendo por 2-0. Num jogo de equilíbrios e que até bem perto do final ninguém ousava identificar como vencedora, o Pedrógão foi mais afortunado conseguindo colocar-se em vantagem no marcador, à passagem do minuto 26, por intermédio de Fábio Portugal. Este golo permitiu que o jogo fosse aberto e bem disputado, com a equipa de Joca a fazer todo o tipo de tentativas para chegar, pelo menos ao empate. Foi já sobre o minuto 90 que o Pedrógão resolveu a contenda a seu favor, quando João Morais finalizou, com êxito, o segundo golo da partida, consolidando, desse modo a posição que ocupa no campeonato.


No Teixoso a equipa da casa, logo na jogada inaugural conseguiu marcar o único golo da partida e aquele que lhe permitiu vencer os fundanenses da Desportiva. Ricardo Sousa foi o autor do remate certeiro e que valeu a conquista dos três pontos. Como seria de esperar a equipa de João Laia tudo tentou fazer para alterar o rumo do resultado, dominou muitíssimo mais tempo, no entanto foi a equipa de Mário Pereira quem esteve mais próximo de ampliar o marcador, numa grande penalidade que João Bruno falhou, com um remate aos ferros da baliza fundanense. Este resultado coloca a ADF a cinco pontos do líder da prova e manteve o Teixosense dentro dos seis lugares que dão passagem à segunda fase da prova.


Quem não teve grandes problemas para ultrapassar o seu adversário, embora à partida fosse expectável que houvesse maior equilíbrio de forças, foi o Águias do Moradal, no jogo que realizou em Valverde. A equipa de António Belo conseguiu adiantar-se no marcador, aos 13 minutos, por Rui Paulo Rafael e este golo deu a tranquilidade que a equipa necessitava para encarar o que restava do jogo. Na segunda parte marcaram-se mais três golos, com a equipa do Estreito a ter oportunidade de marcar mais dois contra um do Valverde: num lance de grande penalidade, Edmilson elevou a conta para 0-2 e David marcou o 0-3. O tento de honra do Valverde teve a assinatura de Gonçalo.


Em Cernache do Bom Jardim a equipa da casa venceu o Proença, por 2-1, numa partida que só teve golos na segunda parte. A equipa de Simões Gapo marcou o primeiro logo no reinicio da partida, por Rabat, ampliando a marca, para 2-0, por Diogo. O Proença reduziu, quando faltavam dois minutos para os 90, por intermédio de Bruno Rodrigues, na conversão de uma grande penalidade.O Unhais da Serra ainda chegou a surpreender o Vilarregense, conseguindo ficar na frente do marcador, logo aos 14 minutos, mas depois, num lance de infelicidade, um defesa serrano introduziu a bola na sua baliza, igualando a contenda. Na segunda parte a equipa de Nuno Alves forçou o andamento e marcou mais dois golos, colocando o resultado em 3-1.Em Oleiros registou-se goleada. A equipa de José Ramalho venceu a Lardosa, por 5-0, com destaque para Ludvico que à sua conta apontou três desses cinco tentos. Foi, por assim dizer, um jogo fácil para a equipa da casa, apesar do muito empenho que os jogadores da Lardosa colocaram em campo.


O Pedrógão lidera, com 35 pontos, tem o Águias do Moradal a dois pontos, na segunda posição, Fundão e Atalaia do Campo a cinco pontos, o Sernache a seis e o Teixosense, em 6º, a nove pontos. O Oleiro espreita a possibilidade de se juntar a estes seis clubes, os que irão disputar o titulo.


No próximo fim de semana destaca-se o derby do concelho de Oleiros, entre Moradal e Oleiros, para a visita do Pedrógão a Proença e para a recepção da Atalaia ao Teixoso. Entretanto, os dirigentes da Atalaia e da Desportiva do Fundão já acordaram a data para a realização da partida da 15ª jornada, que não se realizou devido ao nevão que caiu na região. A data é 16 de Fevereiro, 3ª feira de Carnaval.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: