sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PRIMEIROS PASSOS NO TURISMO FORAM DADOS

Penamacor apostou na qualidade de vida
Durante a década que passou assistiu-se em Penamacor a uma aposta na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, nomeadamente na resolução de questões básicas como a construção de etares modernas que passaram a fazer o tratamento nos efluentes das freguesias do Concelho.
São questões que, a olho nu podem parecer pouco representativas, mas que alterou por completo a vida desta população.
A paisagem serrana de Penamacor mudou com a instalação de parques eólicos em algumas cordilheiras, contribuindo para a melhoria energética do País, mas animando também a economia local.
A cultura assumiu um protagonismo nunca visto em Penamacor, onde se destaca uma nova Biblioteca Municipal, o Museu Mário Bento, a Escola de Música, mas também o rejuvenescimento do folclore local.
No campo desportivo o município passou a dispor de um campo relvado, uma piscina de água quente e dois circuitos de desportos motorizados.
A requalificação das estradas do Salvador e de Espanha e de caminhos agrícolas veio completar o sistema viário do município penamacorense, enquanto a nova via estruturante sul rasgou oportunidades de crescimento urbano na vila raiana.
A requalificação urbana e patrimonial, onde se destaca a intervenção no antigo Quartel da Companhia Disciplinar, da antiga Domus, dos recintos religiosos e restante património religioso, Ponte Velha da Meimoa, as extensões de saúde, as casas mortuárias, foram também passos tomados para quem visita Penamacor sinta a diferença do tempo que passou.
O turismo começou a dar os primeiros passos. As termas de Águas estão agora licenciadas e requalificadas e poderão ser um chamariz.
In jornal "Gazeta do Interior"

Sem comentários: