segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Nada se alterou no topo da tabela classificativa. Os cinco clubes da frente venceram os seus jogos e apenas se limitaram a exibir a qualidade que se lhes reconhece.


O jogo que aparentemente seria considerado mais complicado era aquele que se jogava em Proença-a-Nova, entre a equipa da casa e o líder do campeonato, Pedrógão de S. Pedro. A formação do concelho de Penamacor não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu por 1-0, conseguindo superiorizar-se ao seu adversário, dominando e controlando a partida durante a primeira parte, período que podia ter chegado para resolver a contenda a seu favor. Na segunda parte o Proença cresceu, teve mais domínio, foi mais perigoso, mas acabaria por ser o Pedrógão a tirar vantagem desse crescimento da equipa de Quim Manuel, marcando um golo, por Ricardo Santos, bem próximo do fim da partida, que lhe valeu a conquista dos três pontos e a manutenção da liderança do campeonato.


A Atalaia do Campo venceu o Teixosense, por 2-1, num jogo que começou da melhor maneira para a formação de Joca que, logo aos 4 minutos, conseguiu ganhar vantagem sobre o Teixosense, com um golo apontado pelo veterano Trindade. Este golo, que deu a tranquilidade que a equipa necessitava, permitiu que, aos 27m, Ruben ampliasse para 2-0. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo. Na segunda parte só se marcou mais um golo e desta feita para a equipa de Mário Pereira. Foi Tiago que apontou o tento de honra dos teixosenses e que aparentemente sugere um jogo equilibrado, que de todo não foi.


No Municipal do Fundão a equipa de João Laia teve alguma dificuldade em se assenhorear do jogo, deixando que o Vilarregense, a espaços, tivesse o controlo da partida. Só a partir da meia hora, quando o técnico fundanense fez avançar Horácio para a posição de ponta de lança é que a equipa passou a desenvolver um futebol mais consentâneo com o valor dos seus jogadores. O primeiro golo foi da autoria de Chiquinho, aos 41m e o segundo, aos 54m, por intermédio de Horácio, Horácio que foi dos mais perdulários na hora de rematar para o golo a par de Nuno Batista, que falhou uma grande penalidade e um golo cantado, aos 82m, rematando por cima quando se encontrava em zona frontal e ali bem próximo da linha de pequena área. Os últimos 30 minutos deste jogo, embora tenha tido várias oportunidades, foi jogado em ritmo de treino, pelas duas equipas. Uma palavra para um homem que pelo amor que tem ao clube que dirige é à sua terra Natal, tem que fazer o trabalho que devia competir a pelo menos mais três pessoas. Nuno Alves saiu esta manhã de Vila de Rei às 7 da manhã, para dirigir tecnicamente a sua equipa de iniciados que jogou em Belmonte, veio com os seus jovens atletas para o Fundão, equipou-se, orientou a sua equipa e jogou até já não poder mais. Saiu completamente esgotado aos 67m, ficando no banco para continuar a orientar os seus pupilos. Se as estas três tarefas ( treinador dos iniciados, treinador da equipa sénior, ponta de lança da equipa ) juntarmos as funções de presidente, só nos resta enaltecer este grande homem e pedir às autoridades e gentes de Vila de Rei: Ajudem o Nuno Alves e apoiem-no nestas quatro difíceis tarefas, ele bem o merece.


No derby de Oleiros, como era de esperar a equipa do Águias do Moradal impôs-se, com uma vitória por 2-0. A equipa do Estreito era, à partida, favorito neste confronto, contudo quando se trata de derbys as coisas nem sempre acontecem em função da mais valia que uma equipa tem sobre a outra. Desta feita tudo acabou como era expectável, a equipa de António Belo venceu, com dois golos apontados nos dois períodos do jogo. Na primeira parte, à meia hora de jogo, Rui Paulo abriu o activo e na segunda parte, quando já se jogava o último quarto de hora, David fixou o resultado da partida.


Quem está em crescendo de forma é o Vitória de Sernache. Para a partida desta tarde era previsível que a equipa de Simões Gapo tivesse um jogo facilitado, visto defrontar a frágil equipa da Lardosa, no entanto, pelo que os números acabam por revelar, o Vitória não quis apenas ultrapassar este obstáculo, fê-lo de modo a mostrar que é uma das equipas mais fortes do campeonato e que mesmo em jogos fáceis é necessário não facilitar, aliás, a equipa teve mesmo que se impor a partir do momento em que a Lardosa se colocou em vantagem no marcador, depois, com naturalidade, veio a goleada, por 7-1, com Rabat a fazer quatro dos sete golos.


Em Unhais da Serra a equipa da casa voltou a não ter argumentos perante um adversário que tem feito um campeonato desequilibrado. Na primeira parte registou-se algum equilíbrio de forças, mas na segunda parte a formação comandada por Micas acabou por se impor, marcando dois golos sem resposta. Barata marcou o primeiro à passagem do minuto 60 e Neves, aos 75 minutos apontou aquele que fixaria o resultado deste confronto.


O Pedrógão de S. Pedro lá se mantém na liderança do campeonato, com 38 pontos, embora continue a ter mais um jogo que os seus mais directos adversários, seguido de Águias do Moradal, com 36, Fundão e Atalaia do Campo com 33, Sernache, com 32, mas com mais um jogo realizado e na cauda dos lugares que dão passagem à segunda fase está o Teixosense com 26 pontos.


No próximo fim de semana três jogos se destacam dos demais: Valverde – AD Fundão, Proença – Atalaia do Campo e aquele que para nós será o jogo da jornada, o Vitória de Sernache – Águias do Moradal. O líder Pedrógão tem uma jornada facilitada, recebe a Lardosa.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: