sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

7 Maravilhas Naturais conhecidas em Setembro

Maravilhas da região querem ficar entre as sete

Tejo Internacional, Gardunha, Malcata e Geoparque estão entre os candidatos. A lista de finalistas começa a ficar mais clara a partir de Fevereiro.

Uma dezena de maravilhas naturais do distrito de Castelo Branco encontram-se entre os nomeados para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal. A iniciativa promovida pela New 7 Wonders Portugal recebeu 323 candidaturas, distribuídas pelas categorias grandes relevos, praias e falésias, zonas protegidas, zonas marinhas, grutas e cavernas, florestas e matas e zonas aquáticas não marinhas.

De acordo com a página do concurso na internet, em www.7maravilhas.sapo.pt, o distrito de Castelo Branco concorre com a ribeira do Paúl (Covilhã), Serra da Gardunha (Fundão e Castelo Branco), Parque Icnológico de Penha Garcia e Inselberg de Monsanto (Idanha-a-Nova), Reserva Natural da Serra da Malcata (Penamacor e Sabugal), Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão), Parque Natural do Tejo Internacional (Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão), Portas do Vale do Almorão (Proença-a-Nova) e Serra da Milriça (Vila de Rei).

O Geoparque Naturtejo, que abarca os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, é outro dos candidatos.

Em Fevereiro a lista de 260 locais correspondentes às 323 candidaturas ficará reduzida a 77 sítios. Depois é a vez de um painel de 21 personalidades escolher os 21 finalistas, que serão submetidos a votação pública a partir de 7 de Março.

O número de candidaturas à partida é superior ao número de locais escolhidos pelas autarquias e instituições da área do ambiente porque cada área pode concorrer em mais do que uma categoria, explicou a organização.

Entre os finalistas haverá pelo menos um representante de cada uma das sete regiões do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) para que todo ele esteja representado na final.

A votação termina a 7 de Setembro de 2010 e os vencedores serão conhecidos nesse mês, numa cerimónia que terá como palco os Açores.

As 7 Maravilhas Naturais de Portugal têm como comissário o antigo ministro e comissário europeu António Vitorino, sendo organizadas pelos promotores de outras iniciativas do género como as “Novas 7 Maravilhas do Mundo”, “7 Maravilhas de Portugal”e mais recentemente “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: