sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Aldeia de João Pires

Banda diz adeus ao “Avozinho”



Tinha 99 anos e era um dos símbolos da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, em Penamacor. Manuel Serrano faleceu a 14 de Janeiro deixando a banda órfã do seu “Avozinho”, nome com que era tratado carinhosamente.
Manuel Serrano nasceu a 11 de Março de 1910 e entrou para a banda aos 18 anos de idade “ainda nem sequer tinha ido à tropa”, como contou ao Reconquista em Novembro de 2006.
O homem do barítono foi em 1947 para as Minas da Panasqueira, onde tocou na filarmónica local. Em 1958 voltou à aldeia que o viu nascer. “Ao outro dia bateram-me logo à porta para regressar”.
Manuel Serrano tocou na banda até ficar sem fôlego para o barítono, deixando a mesma aos 86 anos. Mas continuou a participar em actividades da banda, na qual está o neto, Luís Serrano.
“O Avozinho como tão carinhosamente era tratado por todos aqueles que passaram pelas fileiras da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires fez parte da Banda durante quase toda a sua vida, tocando barítono, estando sempre disposto a relatar as suas vivências e experiências aos músicos mais novos, os quais ficavam encantados a ouvi-lo” diz a direcção em comunicado.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

1 comentário:

José Luis C. Santo disse...

A Aldeia de João Pires, e principalmente a sua Banda ficaram muito mais pobres com a partida do "Ti" Manel Serrano, o "Avozinho" para todos os que de alguma maneira estiveram ou estão ligados à Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires.
José Luis