quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Produção cresce em Penamacor

Azeite kosher à conquista dos Estados Unidos


O mercado para o azeite kosher produzido no lagar Penazeites, em Penamacor, “cresceu cerca de 25 por cento”, garante Alfredo Ferreira, director comercial da empresa sedeada na zona industrial da vila raiana.

No próximo ano, a empresa quer continuar a apostar na afirmação deste azeite nomeadamente nos Estados Unidos da América, “onde se estão a desenvolver novas parcerias” e alargar mercados na Europa.

O azeite “kosher” é produzido de acordo com a lei judaica e a empresa penamacorense foi a primeira a fazê-lo em solo nacional em 500 anos. A azeitona utilizada no processo é proveniente de olivais da Cova da Beira. O destino da produção é sobretudo o estrangeiro.

“Para além do mercado interno e dos Estados Unidos da América, estamos a exportar para o Canadá e Holanda, onde já tínhamos relações comerciais”, referiu Alfredo Ferreira à Agência Lusa.

Baptizado com o nome de Ribeiro Sanches – também ele de origem judaica – o azeite “kosher” foi lançado em 2005 com uma produção de 50 mil garrafas de 0,75 litros cada, crescendo para as cerca de 60 mil por ano para chegar a mais mercados.

Apesar do crescimento, Alfredo Ferreira diz que os mercados 'kosher' “são muito difíceis e bastante herméticos. Demora bastante evoluir nestes mercados e se estamos agora mais à vontade é pela continuidade e persistência da nossa aposta”.

Embora o azeite kosher represente apenas 10 por cento da produção da Penazeites, Alfredo Ferreira diz que do ponto de vista estratégico este azeite “é extremamente importante”, pelo facto de levar o nome da empresa pelos mercados internacionais.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: