segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Os desfechos da jornada nove do distrital de Castelo Branco não alteraram rigorosamente nada a tabela classificativa, no que se refere aos primeiros cinco lugares, isto porque os clubes que ali se posicionam venceram os seus jogos, com maior ou menor dificuldade.


O líder, Pedrógão, deslocou-se a casa do último classificado, o Unhais da Serra e saiu do Campo das Torgas com uma vitória por 2-0, num jogo que os comandados de Xana controlaram em toda a linha, tiveram muito boas oportunidades para terem marcado maior número de golos, mas não se pode dizer que tenham feito uma grande exibição. Aos 9 minutos a equipa de Pedrógão de S. Pedro marcou o primeiro golo, por intermédio de Fábio Portugal, na sequência de uma jogada bem urdida por Ricardo Santos, que conduziu o esférico até à linha de fundo, cruzou para a pequena área onde o seu companheiro se limitou a encostar para o fundo das redes. O golo que deu alguma justiça à diferença de futebol praticada pelas duas equipas só aconteceu aos 85 minutos e nasce de um livre directo, assinalado sobre a direita e próximo da grande área e que Roque, com um remate rasteiro, atirou para o fundo das redes do jovem guardião João Pedro. O Unhais, com um conjunto de jogadores muito jovens nota-se que estão a crescer, mas Rui Ferraz ainda tem ali muito trabalho a fazer.


O jogo considerado mais importante da jornada realizou-se no Municipal do Fundão, entre a Desportiva e o Vitória de Sernache. A equipa fundanense venceu por 2-0, mas só na segunda parte conseguiu ultrapassar a defensiva da equipa se Simões Gapo. Aos 60 minutos marcou o primeiro golo por intermédio de Ricardo Fonseca, pouco depois a equipa do Sernache teve oportunidade de empatar, por Paulo Lopes, mas aos 84 minutos Chiquinho deu a machadada final na partida, ao apontar o segundo golo da equipa fundanense.


Numa partida que se esperava que houvesse algum equilíbrio de forças, aconteceu uma das goleadas da jornada. Foi no Estreito, com a formação do Águias do Moradal a brindar o Proença-a-Nova com uma goleada por 5-1. A equipa de António Belo marcou cedo, por Vieira, quando estavam decorridos 20 minutos, mas antes já tinham desperdiçado uma grande penalidade, por Edmilson, contudo, a equipa comandada por Quim Manuel chegaria ao empate, aos 34’, por intermédio de Acácio. Este empate foi sol de pouca dura, porque o Águias, na contra - resposta, voltou a ganhar vantagem no marcador, com um golo de Esteves. O mesmo Esteves, cinco minutos depois voltou a marcar e colocou o resultado em 3-1. No segundo tempo a equipa do Estreito, que parece estar muito confiante, marcou mais dois golos, o último dos quais na conversão de uma grande penalidade que Edmilson, desta vez não desperdiçou.


A outra goleada da jornada aconteceu na Atalaia do Campo, com a equipa de Joca a brindar a Lardosa com oito golos sem resposta. Foi uma partida que teve em Ucha e Zé Luís os jogadores em maior evidência. Ucha marcou quatro golos, fez os dois primeiros e os dois últimos, enquanto que Zé Luís, também com o pé quente, facturou por três vezes. Marcou o terceiro o quinto e sexto golos da sua equipa, pelo meio ficou o golo que Hugo Brito apontou, de livre e que na altura colocava o resultado em 4-0. Com uma vitória tão expressiva, os comandados de Joca só podem estar satisfeitos e na luta pelo titulo.


Em Vila de Rei o Vilarregense conseguiu, nesta jornada, vencer pela primeira vez em sua casa e obteve a segunda no campeonato, antes tinha vencido em Unhais da Serra. A “ vítima “ foi o Valverde. O Vilarregense adiantou-se no marcador quase em cima do intervalo, pelo sempre eficaz Nuno Alves. Na segunda parte o Valverde chegou à igualdade, com um golo de João Neves, mas o Presidente do clube de Vila de Rei lá teve que resolver a contenda a favor da sua equipa. Nuno Alves lá estava no sitio certo para atirar para o fundo das redes do Valverde e com esse golo permitir que a sua equipa conquistasse os três pontos em disputa.


No Teixoso, num jogo entre equipas que têm os mesmos objectivos e que passam, naturalmente, por ficarem entre os seis melhores, o Grupo Desportivo Teixosense levou a melhor sobre o Oleiros. A equipa de Mário Pereira venceu por 2-0, com Chasqueira a marcar o primeiro golo, ainda na primeira parte e Bragança, no segundo período, fixou o resultado final da partida.


Como se disse na abertura desta análise à jornada, os cinco primeiros da classificação venceram os seus jogos e por isso nada se alterou nestas e também nas posições seguintes. O Pedrógão lidera com 21 pontos, seguido da Atalaia do Campo e da Desportiva do Fundão, com 20, o Águias do Moradal segue na 4ª posição com 19 e o Teixoso é 5ª com 16 pontos. Dentro do grupo dos seis melhores está, também, o Oleiros, com 14 pontos mas tem o V. Sernache a um ponto de distância e o Valverde a dois pontos.


No próximo fim-de-semana o jogo da jornada é sem duvida aquele que se vai realizar no Campo Tenente Manuel Morais, em Pedrógão de S. Pedro. O líder vai receber um dos segundos da geral, a Desportiva do Fundão. Por sua vez, a outra equipa que partilha a segunda posição, a Atalaia do Campo, recebe o sempre difícil Valverde. Outro dos jogos que merece aqui referência é o Sernache – Teixosense.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

5 comentários:

Jose Cavaca disse...

Olá boa noite, sou José Cavaca e acompanho assiduamente o Distrital de C. Branco, bem como este blog que visito várias vezes. Também tenho filmado jogos em que o Fundão participa, pode ver no zerozero ou youtube,,,mas à mais uma razão de estar aqui,,,é que poderei estar aí no próximo Domingo também a recolher imagens desse jogo entre o Pedrogão e o Fundão, teria gosto em o cumprimentar. Sem mais, um abraço de José Cavaca (provideo), Covilhã.

Jose Cavaca disse...

Peço desculpa, mas como Pedrogão é terra de boas gentes, corrija-me o " à " que deveria ter um "h", obrigado.

Pedro F. disse...

Caro José Cavaca, fico contente por saber que acompanha este nosso blog.
Teria também todo o gosto em cumprimentá-lo mas, lamentavelmente, no próximo fim de semana não estarei no Pedrógão. No entanto, fica já o desafio para uma próxima oportunidade. Pode deixar-me o seu contacto através do e-mail que se encontra no blog e na próxima vez que lá vá, aviso-o.
Fica também o desafio/pedido para que me envie o link das imagens que eventualmente recolha no próximo domingo para as podermos aqui divulgar (se não vir qualquer inconveniente nisso.
Pedrógão é de facto terra de boas gentes mas infelizmente não lhe consigo corrigir o comentário, o blogger não o permite. De todas formas, já está referido o lapso.

Um abraço.

Jose Cavaca disse...

Amigo Pedro, pena é realmente que não esteja em Pedrogão no Domingo. Pode contactar-me por, provideo_cavaca@hotmail.com .
Também vou certamente enviar-lhe o resumo desse jogo, esperemos que de qualidade, entre o Pedrogão e o Fundão. Espero então por uma oportunidade de o poder cumprimentar, mas desde já fica um abraço de José Cavaca.

Jose Cavaca disse...

Deixo o Link do Fundão Sernache, que para um Distrital, foi de muito boa qualidade.

http://www.youtube.com/watch?v=NeEmYMQlf00