sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Iniciativa da Junta de Penamacor

Magusto cumpre dez anos de festa para a população

Parece que foi ontem, mas já lá vão dez anos. A Casa do Povo voltou a ser o ponto de encontro para o magusto organizado pela Junta de Freguesia de Penamacor, uma das poucas festas populares que juntam os habitantes da sede de concelho.
A ideia surgiu quando Orlando Dias Gonçalves chegou à junta, onde acaba de assumir o quarto mandato consecutivo. Tirando o Madeiro e as festas dos santos populares – que já viram melhores dias – a vila não tinha um evento só para ela. Ao contrário das aldeias onde, por exemplo, há as festas de Verão que coincidem com o regresso para férias dos emigrantes.
“Surgiu porque a junta não fazia uma festa e tinha de fazer uma festa anual”, reforça o presidente já depois do almoço, que foi servido a cerca de 250 pessoas. Aqui ninguém paga para entrar e muito menos para comer e beber. A organização oferece desde a primeira edição não só o almoço, como o lanche e a animação durante a tarde.
Este ano a lista de compras incluiu 60 quilos de castanhas, 150 de carne, 115 de sardinha e 30 litros de jeropiga, entre outros. A trabalhar estiveram cerca de 20 pessoas, incluindo o próprio executivo.
A animação musical esteve a cargo do grupo “Raízes do Minho” e dos “Quintarolas”, contando ainda com um grupo de Pauliteiros e danças do ventre. Para o ano há mais, promete a organização.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: