segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

“AINDA AGORA AQUI CHEGUEI”

Rádio Cova da Beira

É este o mote da realização da primeira feira do enchido que vai decorrer na freguesia de Aranhas durante os dias 24 e 25 de Janeiro. O certame é organizado em parceria pela junta de freguesia e pela câmara de Penamacor e pretende colocar em evidência as potencialidades da aldeia numa área da gastronomia onde já obteve vários prémios a nível nacional. 

António Geraldes, autarca da freguesia de Aranhas, refere que são vários os destaques deste certame que espera possa atrair muitas centenas de pessoas a visitar a aldeia “vamos promover o nosso enchido, aliado às nossas tradições folclóricas e etnográficas e ainda o canto da Janeiras; vamos ter vários espectáculos de rua com grupos Portugueses e Espanhóis e quem nos visitar vai ter oportunidade de comungar das nossas tradições e provar as nossas iguarias”.
Já o presidente da câmara municipal de Penamacor está convicto de que esta primeira edição do certame pode dar um contributo importante à dinamização económica de Aranhas. António Beites refere que “o que se pretende não é fazer mais uma festa ou mais uma feira; o nosso desafio é muito mais amplo do que isto uma vez que a freguesia de Aranhas tem alguma tradição sobre a vertente do seu enchido e isso é um projecto que se enquadra na valorização dos produtos locais no próximo quadro comunitário; por isto nesta primeira edição queremos apostar na divulgação de um produto que seja trabalhado à moda antiga”.
O autarca acrescenta que “esta aposta está a ser trabalhada em conjunto por nós e pela junta de freguesia, que pode passar pela criação de uma cozinha tradicional de promoção do enchido, com todas as condições ao nível da certificação, e dessa forma estamos a promover mais um produto do concelho de Penamacor e creio que por detrás deste projecto podem resultar outras vantagens”.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: