quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os mais idosos castigaram PSD-CDS e viraram-se para o PS

Nos cinco concelhos mais envelhecidos do país, PS reforçou a votação em todos, relativamente ao conseguido nas legislativas de 2011. Ficou à frente da Aliança Portugal em três deles.
Passos ficou a quatro pontos de distância do PS nas eleições europeias - MIGUEL A. LOPES/EPA

Os mais idosos, ou seja, os reformados que viram as suas pensões cortadas nos últimos anos, castigaram os partidos do Governo, PSD-CDS, e reforçaram a votação no PS, a avaliar pela amostra dos cinco concelhos mais envelhecidos do país. Mesmo assim, em dois casos a Aliança Portugal ficou à frente do PS, apesar da percentagem de votos nos dois partidos da direita ter caído relativamente às legislativas de 2011 e a dos socialistas ter crescido.
Os concelhos mais envelhecidos são Vila Velha de Ródão, seguido de Alcoutim, Pampilhosa da Serra, Penamacor e Oleiros, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2012.
Alcoutim e Penamacor, que em Junho de 2011 deram vitória ao PSD (que concorreu sozinho), viraram à esquerda nestas eleições. No primeiro caso, o PS (45,3%) ganhou com 16 pontos de avanço em relação à coligação dos partidos do Governo e, no segundo caso, com 23 pontos (Aliança Portugal ficou pelos 25,8). Aliás, trata-se do concelho de onde é natural o secretário-geral do PS, António José Seguro.
Vila Velha de Rodão, que já votara PS nas legislativas, reforçou a tendência (o PS subiu 10 pontos em relação a essas eleições, passando de 44,1% para 54,4%) e castigou o PSD-CDS (em 2011, PSD e CDS somados tiveram 41,2% dos votos agora em aliança não foram além dos 22,6%).
Em Pampilhosa da Serra e Oleiros, o PSD ficou à frente nas legislativas de 2011 e a coligação Aliança Portugal conseguiu também o mesmo posto nestas eleições europeias, Mas olhando em detalhe para as percentagens conclui-se que a expressão eleitoral dos partidos do Governo, nestas vitórias, foi menor do que a expressão somada das legislativas em que concorreram em separado.
Em Pampilhosa da Serra, a Aliança Portugal teve 39,6% dos votos (quando em 2011 PSD e CDS somaram 58,3%) e o PS, embora sempre em segundo lugar, reforçou a votação dos 31,6% (2011) para os 34,3%. Também em Oleiros se passou o mesmo. Nas legislativas de 2011, os partidos do Governo obtiveram 71% dos votos, contra 19% do PS. E, agora, a Aliança Portugal ficou com 53,1% enquanto o PS, embora atrás, subiu de 19% (em 2011) para 22,7%.
Em cada um destes cinco concelhos, a taxa de abstenção foi menor do que a média nacional (66,2%).
Nos estudos de opinião que foi desenvolvendo desde as eleições autárquicas de Setembro de 2013, o PSD percebeu que tinha um problema entre o eleitorado mais idoso. Segundo informações recolhidas junto da direção do partido, os eleitores mais zangados com os partidos do Governo eram os reformados e os funcionários públicos.
Esta quarta-feira à noite, o PSD reúne-se em reunião do conselho nacional para debater o resultado das europeias, em que a coligação com o CDS obteve 27,7%, enquanto o PS ficou com 31,7% dos votos. Em termos de mandatos, a coligação ficou com sete mandatos (quando elegeu em separado dez, em 2009) e o PS subiu de oito para nove mandatos.
 
In jornal "Observador"

Sem comentários: