segunda-feira, 19 de maio de 2014

FREGUESIA PODE FICAR EM RISCO

 
 
Presidente da junta de freguesia de Aranhas apela à câmara municipal de Penamacor para que tome posição em relação aos limites da divisão administrativa daquele concelho.
 
Em causa está o facto de mais de 80 por cento das propriedades rústicas estarem inseridas na freguesia sede de concelho e a autarquia não recebe por parte do estado as verbas necessárias ao trabalhos de manutenção como tratamento de caminhos ou cortes de mato.
Na última reunião da assembleia municipal António Geraldes não calou a sua revolta perante esta situação “os limites da freguesia de Aranhas em nada correspondem às propriedades dos proprietários ou residentes em Aranhas; a freguesia de Penamacor inclui, nos seus limites, mais de 80 por cento da propriedade rústica dos Aranhenses o que significa que recebe verbas desse montante do fundo de equilíbrio das freguesias; as populações ficam assim com as suas expectativas defraudadas logo após as eleições porque a administração pública é feita por uma junta de freguesia em que não votaram o que contraria o próprio espírito da democracia”.
O autarca acrescenta que, se nada for feito, a própria existência de Aranhas enquanto freguesia pode estar comprometida “a freguesia está em risco pelo facto de não receber as verbas do fundo de financiamento das freguesias o valor referente à propriedade rústica dos seus proprietários; nós recebemos cerca de 22 mil euros por ano, vivemos numa situação de afronta financeira constante e pode ficar ingovernável se a câmara de Penamacor deixar de participar com as suas transferências como tem feito até aqui; por esta via Aranhas pode mesmo perder o estatuto de freguesia”.
No final da reunião António Beites não se quis pronunciar sobre o assunto. O presidente da câmara de Penamacor apenas referiu que a definição dos limites administrativos das freguesias é uma questão que ultrapassa as competências do município.
 
 
Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: