sexta-feira, 23 de maio de 2014

41 ESCOLAS SINALIZADAS NO DISTRITO

 
Ministério da Educação propõe para encerramento 41 escolas do primeiro ciclo no distrito de Castelo Branco. O concelho da Covilhã é o que tem mais escolas na lista, num total de 12, seguido de Castelo Branco com 10, Fundão seis, e Sertã cinco.
 
Para Dulce Pinheiro, dirigente distrital do Sindicato dos Professores da Região Centro, a confirmarem-se estes encerramentos, será uma catástrofe para o distrito “nós neste momento temos 122 escolas no distrito e se encerrarem as 41 que estão previstas é uma catástrofe para o interior, para estas populações, e também uma catástrofe em termos de emprego porque sabemos que esta redução de escolas vai corresponder a um abate cego de número de professores e número de auxiliares de acção educativa, que vão ficar sem emprego”.
Das escolas propostas para encerramento há casos em que já eram salas de apoio e onde existem apenas 5 alunos, de que é exemplo o Barco, no concelho da Covilhã, mas há três casos em que a proposta de encerramento vai para escolas com um número acima dos 21 alunos previstos na lei “por exemplo Aldeia do Bispo, em Penamacor, que tem 23 alunos, o jardim de infância tem 6, portanto há uma perspectiva de continuidade e também está previsto o seu encerramento, a única coisa que aqui se entende nesta orientação é a orientação economicista”.
No caso de Penamacor, apesar do compromisso assumido pelo anterior executivo de encerrar as escolas depois da construção do centro escolar da vila, o número de crianças que frequentam a escola de Aldeia do Bispo ainda não justifica esse encerramento. Uma situação já contestada pela autarquia junto da delegação regional de educação do centro.
 
 
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: