sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Penamacor: PSD organiza-se para retirar câmara ao PS


O Partido Social Democrata vai reactivar a concelhia de Penamacor nos próximos meses, para começar a abrir caminho rumo às eleições autárquicas de 2013. A garantia foi deixada no último sábado na tomada de posse da concelhia da Juventude Social Democrata, liderada por Renato Silva.
Carlos São Martinho, o presidente da distrital dos sociais democratas, disse ao Reconquista que o partido está a trabalhar "para que a concelhia possa ser uma realidade no primeiro trimestre de 2011".
O líder da distrital lançou o repto e já haverá potenciais candidatos para reorganizar o partido no concelho e convocar eleições internas. Para o PSD o processo é também simbólico, já que Penamacor é o único município do distrito onde o partido não está organizado numa concelhia.
O presidente da distrital do PSD assume que a falta de organização do partido a nível local "foi por culpa própria" e critica o actual presidente da câmara municipal por ter virado costas ao partido, depois de este o ajudar a vencer as eleições de 2001. Domingos Torrão foi então eleito como independente apoiado pelo PSD, depois de o PS, partido a que o autarca entretanto voltou, não o ter apoiado à câmara.
"Se soubéssemos que iria ter estas consequências é obvio que ninguém apoiaria esta solução", admite Carlos São Martinho, para quem o presidente da câmara fez do partido um "trampolim".
Ter deixado o PSD sem estrutura concelhia nos últimos anos é também assumido como uma estratégia para apagar antigas divergências.
"Deixamos passar mais um tempo para que aparecesse gente nova capaz de dar ao PSD uma nova alma, sem estar de alguma forma ligado às lutas internas que dilaceraram o partido neste concelho", afirma o líder da distrital.

JSD dá o exemplo

A JSD adiantou-se aos seniores e reactivou a concelhia de Penamacor, que não fazia eleições há 27 anos. Em poucos meses os "jotas" reuniram mais de meia centena de militantes e Renato Silva foi eleito presidente da concelhia no último sábado.
O novo líder da JSD penamacorense promete questionar a Câmara Municipal de Penamacor sobre os projectos que tem para os jovens do concelho, criticando o trabalho que tem sido feito pelo executivo de maioria socialista.
"Neste momento os jovens não contam com o apoio da câmara por mais que tentem dizer que sim e tapar os olhos aos jovens", acusa o líder local da JSD.
A educação é assumida como uma das bandeiras. Renato Silva, que faz parte do Conselho Municipal de Educação enquanto representante da associação de estudantes, diz que não há interesse da autarquia "em gerar condições para os estudantes continuarem cá", lembrando que todos os anos há jovens do secundário que deixam o concelho para estudar em Castelo Branco ou noutros concelhos da região.
Renato Silva considera que as prioridades naquele que é considerado um dos concelhos mais envelhecidos do país estão invertidas, dizendo que "é de uma pura demagogia que todos os anos se pintem cemitérios sem necessidade quando esse dinheiro podia ser aproveitado para ajudar os jovens".


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: