terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PENAMACOR EQUACIONA AUMENTAR ÁGUA

Câmara de Penamacor prepara-se para aumentar a factura da água. A denúncia feita na reunião pública do executivo por Vítor Gabriel, segundo o vereador da oposição em alguns casos as alterações podem implicar a duplicação da factura da água.

O exemplo deixado pelo autarca diz respeito ao primeiro escalão "que é o escalão que é aplicado sobretudo os idosos do nosso concelho". Segundo Vítor Gabriel "para um consumo até 2 m3 por mês o valor global da factura é de 3.08 euros, aplicado na íntegra o regulamento o valor passa para 6,06 euros, um aumento de mais de 97%. Para o vereador da oposição "proceder a estes aumentos nesta altura é de uma total insensibilidade".

Segundo o presidente da câmara de Penamacor, falar em aumentos nesta altura é prematuro uma vez que a autarquia está a aguardar um estudo exaustivo do "consumo, escalões e outras informações" e só depois será tomada uma decisão "nessa altura o assunto virá à reunião do executivo e decidiremos, para já é prematuro falar em aumentos, agora uma coisa é certa os preços que nós estamos a praticar são muito baixos".

Segundo o autarca, o que está em causa é a aplicação do regulamento aprovado no ano 2008 "o que vamos decidir é o que aplicar e não aplicar do regulamento, claro que teremos a sensibilidade suficiente para analisar o problem". Domingos Torrão promete sensibilidade na avaliação da situação mas vai avisando que os preços da água em Penamacor são baixos.

A agravar a situação estão as fugas de água: segundo o autarca a empresa cobra em média ao município 750 mil m3 de água por ano mas a autarquia só factura cerca de 320 mil.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: