segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

LIGA COVIFIL - 15ª JORNADA

Realizou-se neste primeiro domingo do novo ano 2011 a jornada 15 da Liga Covifil, com a realização de quatro jogos. A partida entre Escalos de Cima e Penamacorense já se tinha disputado.

Se duvidas havia, os jogos desta jornada vieram provar, uma vez mais, que a Associação de Futebol de Castelo Branco não esteve bem ao determinar a realização de jogos neste domingo. Não podemos esquecer que estamos a falar de um campeonato puramente amador, sem controlo dos clubes sobre os jogadores. No Teixoso a equipa da casa para colocar onze jogadores em campo teve que jogar com dois guarda-redes, um deles como ponta de lança. Mas os problemas inerentes à data escolhida também se fizeram sentir em Pedrógão, na Atalaia e em Cernache do Bom Jardim.

Na partida que se disputou em Pedrógão de S. Pedro não houve golos, no confronto entre a equipa de Xana e a formação de Oleiros. Os dois conjuntos, ainda a viverem a quadra festiva, não tiveram muitas preocupações ofensivas e por isso o resultado acabou como começou.

Em Cernache a equipa de António Joaquim não teve capacidade para levar de vencida a formação de Vila de Rei. O jogo até começou bem para a equipa do Vitória, que conseguiu marcar aos 14’, por intermédio de Santolini, todavia, aos 23 minutos consentiu o empate, num remate de Falcão, num lance mal abordado pelo guarda-redes Pepe, sofrendo aquilo a que no futebol se convencionou chamar de “ um grande frango“. Nos restantes minutos, e ainda foram muitos, os dois clubes não tiveram capacidade para marcar mais golos e por isso tiveram que se limitar a dividir os pontos.

Na Atalaia do Campo tudo indicava que seria um jogo fácil para os comandados de Trindade, porém, o jogo veio provar que é dentro das quatro linhas que os clubes têm que provar ser melhores. Neste caso, não há duvidas sobre a maior capacidade da equipa da casa, em relação à formação de Vila Velha de Ródão, contudo, na hora de fazer a diferença as coisas não estiveram nada bem. A Atalaia do Campo marcou o primeiro golo aos 10 minutos, por Carlitos e aos 18 consentiu o empate por Pedro Martins. Foi já com dois minutos para além dos 90 que a Atalaia conseguiu chegar à vitória, com um golo apontado por Fábio Brito, na conversão, fantástica, de um livre directo.

No Teixoso a equipa de Proença começou por ter um jogo muito facilitado, no entanto iria acabar o jogo com o credo na boca. Logo aos 7 minutos André Reis cometeu grande penalidade sobre Suíço e Portela converteu no primeiro golo, três minutos depois, num mau alivio da defensiva do Teixosense a bola sobrou para Verganista que em zona frontal não teve dificuldades em bater Joel pela segunda vez. O Teixoso só reagiu muito próximo da meia hora de jogo, reduzindo para 1-2, por intermédio de Tiago Felizardo, que desviou para a baliza um lance bem gizado por Samuel. Ainda antes do intervalo o Proença voltaria a marcar, desta feita por Bruno Rodrigues que concluiu uma jogada de Suíço pela direita. Aos 63’ Tiago Felizardo relançaria a partida, com o segundo golo da sua autoria e da sua equipa, numa boa jogada de Samuel, cinco minutos depois respondeu o Proença com o 4º golo, apontado por Bruno Rodrigues, numa jogada toda ela da autoria do capitão da equipa de Proença. O resultado fixou-se em 3-4, a 12 minutos dos 90, novamente por Tiago Felizardo que estava, uma vez mais, no sitio certo para concluir com êxito e voltando a relançar a partida. Não houve mais golos mas houve emoção, mesmo quando o Teixosense ficou reduzido a 10 unidades, por expulsão de Samuel, aos 84’, por duplo amarelo.

A jornada 15 começou na passada semana com o jogo entre Escalos de Cima e Penamacorense, que a ADEP venceu por 3-0.

Em termos de tabela classificativa os resultados desta jornada da Liga Covifil veio criar um fosso mais acentuado entre os dois primeiros, Penamacorense ( 37) Atalaia do Campo (34) e os restantes. O 3º. Sernache já está a 13 pontos do primeiro e o 4º, Alcains, que não jogou nesta jornada, já se encontra a 15 pontos.

O campeonato prossegue no próximo fim de semana com a ADEP a receber o Vitória de Sernache e a Atalaia do Campo a visitar o Vilarregense.



Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: